A Volvo começou 2023 em força, apesar de muitos construtores se queixarem da situação económica mundial e, sobretudo, na Europa. E o CEO do construtor sueco, Jim Rowan, assistiu com prazer ao crescimento das vendas de veículos eléctricos, que aumentaram 157% nos primeiros três meses de 2023, superando as 30.000 unidades no 1.º trimestre, o que representa 18% do total de viaturas transaccionadas. Isto representa um incremento face aos 8% do mesmo período de 2022.

Volvo EX90 chega em 2023 com 600 km de autonomia

Mas a maior novidade é o facto de a Volvo se ter visto forçada a encerrar as encomendas do seu futuro topo de gama, o EX90. Tudo porque, de acordo com o CEO, “os modelos disponíveis esgotaram”. Lamentavelmente, o responsável da Volvo não revelou o número de unidades encomendadas, mas durante a revelação oficial do SUV topo de gama, o construtor fez saber que o EX90 será construído exclusivamente nos EUA, em Charleston, de onde sairá um número não especificado de SUV em 2023 (necessariamente poucos), para depois em 2024 estarem previstos 64.000 veículos. O construtor nórdico avança ainda que as encomendas reabrirão em breve.

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O incremento das vendas de eléctricos da Volvo deve-se ao XC40 Recharge e ao C40 Recharge. O primeiro garantiu 21.100 vendas, um salto positivo face aos 8100 XC40 eléctricos transaccionados no 1.º trimestre de 2022. As vendas do C40 a bateria também aumentaram, com 9000 unidades de Janeiro a Março de 2023, contra 3600 veículos em período homólogo de 2022.

De recordar que a Volvo pretende atingir 50% do volume de vendas exclusivamente com veículos eléctricos, para depois comercializar apenas modelos alimentados por bateria em 2030. Se este EX90 é o primeiro modelo da marca a recorrer a uma plataforma específica para veículos eléctricos, o construtor sueco, pertença dos chineses da Geely, irá apresentar ainda este ano um segundo modelo com esta mesma solução, especificamente um dos seus veículos de menores dimensões e preço mais acessível.