A dois anos e a 3000 milhões de euros de investimento para transformar a fábrica espanhola de Martorell numa instalação capaz de produzir os pequenos e baratos eléctricos do Grupo Volkswagen com base na plataforma MEB Small, o que acontecerá a partir de 2025, a Seat e a Cupra aproveitaram a mais recente edição do Automobile Barcelona para fazer algumas revelações relacionadas com o desenvolvimento de veículos a bateria e com a cidade-berço das duas marcas. A mais “sumarenta” prende-se com a denominação comercial do futuro utilitário eléctrico da Cupra, que até agora era conhecido como UrbanRebel, designação que de uma assentada expressava a filosofia (urbana e rebelde) do modelo que partilhará grande parte das soluções do Volkswagen ID.2All, cuja apresentação foi acompanhada da promessa de custar menos de 25.000€.
Volkswagen ID.2ALL vai custar menos de 25.000€ e chega em 2025. Mas há mais
A Cupra não se compromete com valores, mas sim com um nome: Raval. Tal como fez com o Born, a marca mais desportiva da Seat procura assim associar um novo modelo eléctrico a um bairro de Barcelona, descrito pelo CEO da Seat e da Cupra, Wayne Griffiths, como “uma das zonas mais surpreendentes” daquela cidade.
O que não surpreende, atendendo a algumas declarações do próprio Wayne Griffiths em conversa com jornalistas, é o facto de a Cupra ter passado a ser a “menina dos olhos” do grupo espanhol. Isto porque na ocasião a Seat SA, que agrega a Seat e a Cupra, destacou os resultados alcançados entre Janeiro e Março. Estes três meses de 2023 foram, de acordo com a companhia, o melhor 1.º trimestre da sua história com “um lucro operacional recorde de 144 milhões de euros, uma melhoria de 139 milhões de euros em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, e um volume de negócios de 3,6 mil milhões de euros”, o que representa um incremento de 48% face ao período homólogo do ano anterior.
Estes números históricos devem-se à CUPRA, que está a impulsionar o crescimento dos resultados financeiros da empresa”, declarou a Seat SA.
De referir que, o ano passado, a Cupra atingiu 4,4 mil milhões de euros de volume de negócios, o que correspondeu a 40% do total da empresa. Portanto, os restantes 60% devem-se à Seat que, até ver, não tem qualquer automóvel eléctrico para mostrar e continua “agarrada” aos motores de combustão. Enquanto isso, a jovem Cupra – a marca foi lançada em 2018 – tem vindo a protagonizar uma trajectória de crescimento que, no 1.º trimestre de 2023, se saldou na venda de 46.600 unidades (mais 83% que no mesmo período de 2022). No mesmo período, a Seat entregou 78.618 veículos.
Será na sede da Seat em Martorell que o Cupra Raval vai ser produzido, tal como as declinações da Volkswagen e da Skoda com base na MEB Small do conglomerado germânico. Recorde-se que o Raval vai ter dimensões similares ao de um Seat Ibiza, com 4,03 metros de comprimento, mas deverá oferecer uma maior habitabilidade, por usufruir de uma plataforma específica para modelos a bateria. A propósito, convém recordar que quando a Volkswagen apresentou o protótipo ID.2All não se alongou em pormenores, limitando-se a mencionar uma potência de até 226 cv (passados às rodas da frente) e até 450 km de autonomia, pelo que a versão de produção do Cupra Raval não deverá destoar muito destes valores.