O Ministério da Educação dos Países Baixos decidiu proibir a utilização de telemóveis, tablets e smartwatches nas salas de aulas, a partir de 1 de janeiro de 2024, para que os alunosse possam concentrar melhor, noticiou o The Guardian.

Esta medida pode não ser cumprida em algumas circunstâncias, como por exemplo em aulas de informática, por razões médicas ou em pessoas portadoras de deficiência.

Os alunos precisam de ser capazes de se concentrar e precisam de ter a oportunidade de estudar bem. Os telemóveis são uma perturbação, estudos científicos demonstram-no. Precisamos de proteger os alunos disso”, disse o ministro da Educação, Robbert Dijkgraaf.

As escolas vão poder organizar a forma de aplicar esta proibição, mas se esta decisão não for suficiente haverá outras medidas, avisou o ministro da Educação.

Em Portugal não é proibido pelo Ministério da Educação usar telemóveis ou outros aparelhos do género nas aulas, embora haja escolas em que eles não são permitidos. Mas o assunto continua a preocupar pais e professores: 18.170 pessoas já assinaram a petição “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!” que quer rever a utilização de aparelhos tecnológicos nas escolas. O objetivo é promover a socialização, incentivar as conversas e atividades das crianças do 2º ciclo. “É nesta fase de mudança (do 1º para o 2º ciclo) que se reforçam e criam novos laços de amizade, tão importantes na criação de relações de confiança entre pares”, lê-se na carta que será enviada à Assembleia da República, ao primeiro-ministro, ao ministro da Educação e às direções das escolas.

Petição contra telemóveis na escola já soma mais de 6.500 assinaturas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR