A notícia chega-nos da China, onde a Volkswagen e um dos seus parceiros locais, a estatal SAIC, que fabrica entre outros modelos o ID.3, anunciaram a redução de 16% no preço deste eléctrico, que assim deixa de arrancar em 142.900 yuans, passando a ser proposto por 119.900 yuans. Em euros, este corte equivale a baixar de 17.900€ para 15.000€, menos de metade do valor praticado na Europa.

O ID.3 feito na China é em tudo similar ao que se comercializa na Europa (e especificamente em Portugal) como modelo de entrada na gama, montando um motor com 170 cv instalado atrás, alimentado por uma bateria com uma capacidade útil de 58 kWh, que garante uma autonomia de 450 km segundo o método chinês (similar ao antigo NEDC europeu), um pouco acima dos 420 km apurados de acordo com o Worldwide Harmonized Light-duty Vehicles Test Procedure (WLTP), o novo sistema mais rígido utilizado na Europa.

Segundo a Car News China, a Volkswagen tem vindo a sentir dificuldades na comercialização de veículos eléctricos no mercado local, tanto no segmento mais acessível, abaixo dos 200.000 yuans, pela pressão provocada pela BYD, como acima desta fasquia, devido à Tesla, que também produz no país. Em Maio, a BYD conquistou 28% do mercado, graças ao seu modelo mais barato, enquanto a Tesla chamou a si 11% de share. Já a Volkswagen alcançou com os seus modelos eléctricos, nesse mesmo mês, somente 2,9% do mercado. O construtor alemão ficou, assim, abaixo destes concorrentes e até do share registado no mesmo período de 2022, onde obteve 3,2%.

Durante o mês de Maio, a Volkswagen comercializou apenas 2556 unidades na China, por valores a partir de 142.900 yuans, enquanto o BYD Dolphin (aí proposto por 116.800 yuans) representou a entrega de 29.081 carros novos. Daí que o ID.3, que agora passa a estar disponível por 119.900 yuans, fique mais próximo deste seu rival chinês.

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