“Barbiecore”, é o nome da tendência de looks cor-de-rosa, que tem vindo a aumentar desde a estreia do filme Barbie. Por isso não foi uma grande surpresa que um vídeo com um golfinho cor-de-rosa tenha entusiasmado as redes sociais, no dia em que o filme estreou, na semana passada. Na verdade, as imagens foram gravadas e publicadas no Facebook no dia 12 de julho por um norte-americano que pescava perto do Golfo do México, em Camerou Parish, na costa do estado Luisiana, nos Estados Unidos da América, e que viu não um, mas dois golfinhos com a cor da Barbie, conta o canal televisivo CBS News.
Thurman Gustin, que pesca há mais de 20 anos, reparou em algo que nunca tinha visto antes e chamou a atenção da namorada que estava com ele:
Estávamos a pescar em Luisiana, num canal que desagua no Golfo do México, quando reparei em algo debaixo de água que era realmente grande e não tinha a cor certa”, contou ao USA Today. Parou o barco e pouco depois “um lindo golfinho cor-de-rosa aproximou-se”, relatou à CBS News acrescentando que a sua primeira reação foi pegar no telemóvel e filmar: “Tinha de o gravar”.
O golfinho nadava no meio de outros e não era o único com uma cor diferente, havia um outro, embora mais pequeno, contou o norte-americano ao USAToday, mas que não é possível ver no vídeo partilhado por ele no Facebook. “A minha namorada também viu os dois”.
Depois de registar o momento, Thurman Gustin deixou-os em paz. “Não os quis incomodar, gravei a minha prova e parti, não tinha a menor ideia de como tinha sido tão importante até que o meu vídeo se tornou viral”, cita-o a Fox News.
Have you ever seen a pink dolphin? Well, one man in Texas just saw two on a recent fishing trip to Louisiana – a moment he says was unlike anything he’s ever experienced. ???? https://t.co/az0Gdstz48 pic.twitter.com/BJXPydNWfe
— CBS News (@CBSNews) July 20, 2023
Uma das hipóteses que tem sido avançada nos muitos comentários que circulam nas redes sociais, é que o golfinho filmado por Gustin seja Pinky, o famoso golfinho fêmea do sul do Luisiana, que foi avistado pela primeira vez em 2007 e depois disso visto várias vezes a nadar pelas águas do Rio Calcasieu, perto de Luisiana, no verão.
Há golfinhos que em vez de cinzentos podem ser brancos ou cor-de-rosa, os chamados golfinhos albino, que adquirem essas cores devido a uma variação genética, explica o Blue World Institute. O cientista Greg Barsh disse à National Geographic que Pinky poderá ser um desses raros golfinhos albinos, dado que tem os olhos e os vasos sanguíneos muito avermelhados. Segundo frisou ao USA Today a Audubon Coastal Wildlife Network , a coloração rosa “não é normal, mas ocorre naturalmente”, não é provocada por qualquer ação humana direta ou indireta.
Os golfinhos albinos são tão raros que só há registo de cerca de 20 avistamentos desde meados do século 20 garante o Blue World Institute. Na Amazónia há registo de alguns botos albinos (nome que os golfinhos ganham quando nadam em águas doces) nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco no Brasil, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Perú, lembra o World Wildlife Fund.
“Eu adoro a natureza”, disse Gustin emocionado, deixando um conselho na CBS News:.”Inspirem-se sempre na natureza, é a forma de Deus dizer olá.”