A Auchan Portugal acordou com o Grupo Dia a aquisição de toda a operação em Portugal, comprando as 489 lojas Minipreço e Mais Perto, num investimento que ronda os 155 milhões de euros.

Num comunicado conjunto da Auchan Retail e do Grupo Dia, as empresas informam que, com este acordo, o grupo Auchan reforça o posicionamento no setor e amplia a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising. O acordo estabelece ainda a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço e “prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país”.

O Grupo Dia sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia – a distribuição alimentar de proximidade – nos mercados que são mais relevantes para o seu negócio, acrescenta a informação.

A transação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

Pedro Cid, diretor-geral da Auchan Retail Portugal, diz em comunicado que “a aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, explica na nota conjunta Martín Tolcachir, CEO global do Grupo Dia. “A decisão de vender o nosso negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada para centramos os nossos esforços nos mercados onde somos mais relevantes e temos capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia.”

“O cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia-a-dia das famílias portuguesas. É uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes. Com todos, vamos construir uma empresa forte e de futuro”, continua.

O Grupo Dia começou a atividade em Portugal em 1993.