Uma luta de gladiadores nos tempos modernos. Parece ser assim que Elon Musk está a posicionar o “combate do século” contra o rival da tecnologia e dono da Meta, Mark Zuckerberg. Numa série de publicações no X (anterior Twitter), o dono daquela rede social prometeu que a luta (que ainda não tem data) vai acontecer num “local épico”. E, como maneira de levantar o véu, deu pistas que apontam para um local: o Coliseu de Roma.
The fight will be managed by my and Zuck’s foundations (not UFC).
Livestream will be on this platform and Meta. Everything in camera frame will be ancient Rome, so nothing modern at all.
I spoke to the PM of Italy and Minister of Culture. They have agreed on an epic location.
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2023
“Todo o cenário e enquadramento de câmara será em Roma Antiga, nada de moderno”, escreveu o empresário. Se a “pista” já deixava antever o local, Musk foi ainda mais longe, afirmando que falou “com a primeira-ministra de Itália [Giorgia Meloni] e com o ministro da Cultura [Gennaro Sangiuliano]”, e que estes terão já acordado “num local épico” para a luta de MMA entre os dois magnatas. A Sky News tentou contactar o governo italiano, mas não obteve resposta junto dos seus porta-vozes.
Musk aproveitou também para partilhar alguns detalhes sobre o futuro combate. De acordo com o dono da X, este será organizado através das respetivas fundações de Zuckerberg e Musk (e não através da UFC, a maior promotora de artes marciais mistas do mundo), com a transmissão a acontecer em simultâneo no X e nas plataformas da Meta, que incluem o Facebook e o Threads.
Todas as receitas da luta, garantiu ainda, reverterão a favor de associações de apoio a veteranos de guerra norte-americanos. O também dono da Tesla e da SpaceX disse também que tudo será tratado “com o máximo respeito pelo passado e presente de Itália”.
No entanto, quem quer que esteja a aguardar com antecipação este evento ainda terá de esperar algum tempo. Numa resposta a um utilizador da rede social, Musk revelou que se submeteu a uma ressonância magnética e que, apesar da fusão espinhal que terá feito no passado não apresentar problemas, o procedimento detetou “um problema” no ombro direito empresário nascido na África do Sul, que poderá necessitar de cirurgia. O tempo de recuperação, diz, é “de alguns meses”.
I spent 3 hours in an MRI machine on Monday. Bottom line is that my C5/C6 fusion is solid, so not an issue.
However, there is a problem with my right shoulder blade rubbing against my ribs, which requires minor surgery. Recovery will only take a few months.
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2023
Quem não parece querer esperar é o adversário de Musk, que já disse estar pronto quando o magnata quiser. Na rede social Threads, Mark Zuckerberg afirmou que quando foi desafiado sugeriu o dia 26 de agosto para o combate, mas que Musk “ainda não confirmou”. “Estou pronto hoje”, vincou.
Muito se tem especulado sobre a luta entre Zuckerberg, de 39 anos, e Musk, de 52. Os dois CEOs concordaram num combate dentro da jaula em junho, com a animosidade entre ambos a estar ligada ao lançamento, por parte da Meta, de um rival direto do X (na altura ainda Twitter), o Threads, facto que levou Musk a acusar a empresa de copiar o design da sua plataforma.