A Torre Eiffel, em Paris, reabriu ao público às 15h30 (14h30 em Lisboa), após ter sido evacuada este sábado devido a uma ameaça de bomba. Segundo meios como o Le Figaro e a AFP, foram evacuados três andares da torre, o restaurante e também o pátio.

A reabertura do monumento francês ao público foi anunciada pela La Sete, a sociedade que gere a Torre Eiffel, e por uma fonte policial, nota a BFMTV.

A polícia esteve no local e realçou que a evacuação foi feita “por precaução”. A empresa responsável pela exploração do monumento, a Sete, falou mesmo num “procedimento habitual” em situações deste género, ainda que note que “são ocasiões raras”.

O alerta foi dado por volta das 12 horas, 11 horas em Lisboa. Por volta das 13h30 (hora local), já tinham sido retirados todos os visitantes do monumento.

O acesso ao monumento e à área circundante esteve fechado enquanto estiverem a decorrer as operações policiais, indica a BFMTV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No X, antigo Twitter, foi pedido à população que evitasse a zona da Torre Eiffel. “Foi decidida a evacuação da Torre Eiffel e do seu pátio devido a uma ameaça de bomba. A intervenção da equipa de minas e armadilhas está em curso. Por favor, evitem a área.”

A Torre Eiffel recebeu quase 5,9 milhões de visitantes em 2022, indica o site da Sete, ainda assim abaixo dos números pré-pandemia. No ano passado, os visitantes europeus representaram quase metade do total de visitantes, com os números mais significativos a vir de Itália e Espanha, ambas com cerca de 8%, seguidas pela Alemanha e Reino Unido, com 7%.

(Atualizada às 15h42)