Destinado inicialmente aos “mercados internacionais”, segundo a Renault, o Kardian é um pequeno SUV que a marca francesa está a preparar para atacar os mercados da América Latina. Com dimensões próximas do Captur que se comercializa na Europa, este novo modelo será revelado no Rio de Janeiro, a 25 de Outubro.
Não abundam os pormenores sobre o novo SUV compacto, de que apenas se conhece a tampa da bagageira e o pilar posterior. Na primeira é sobretudo visível o novo emblema do construtor francês, enquanto o pilar traseiro revela uma solução distinta da utilizada pelo Captur e talvez mais próxima do Nissan Juke.
E tendo em conta que a Dacia é exímia em produzir bem, com custos reduzidos, e que o construtor romeno do grupo francês comercializa os seus modelos na América Latina com emblema Renault, que é substancialmente mais forte naqueles mercados, resta ver até que ponto o novo Kardian, que vai nascer ao ritmo do samba, não terá igualmente sangue romeno.
Juntamente com os teasers do Kardian, a Renault publicou uma entrevista a Sylvia dos Santos, a responsável pelos “baptismos” na marca francesa. Depois de realçar que não faltam SUV na casa gaulesa com denominações começadas por “K” (Koleos e Kadjar) e até por “C” (Captur), a responsável pela estratégia da nomeação de modelos no departamento de marketing global da Renault explica os seus objectivos.