Lisboa, Setúbal e Santarém passaram para alerta laranja devido à chuva intensa e à trovoada até às 21h00 desta sexta-feira. Uma indicação do IPMA, que já tinha sob aviso amarelo os mesmos distritos, num total de 16, pelos mesmos motivos.

Aliás, têm subido sempre os avisos do IPMA desde quarta-feira. Esta manhã, Aos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Braga e Porto, que já tinham sido postos sob aviso, juntaram-se os de Beja e Faro, onde se prevê aguaceiros, por vezes fortes, granizo e trovoadas frequentes e dispersas. Os 16 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 desta sexta-feira e as 18h00 de sábado.

Em causa está uma nova tempestade que se aproxima do país, que mistura os restos do furacão Franklin e da gota fria que inundou Espanha no último fim de semana, o chamado efeito Fujiwhara, que acontece quando uma tempestade mais forte engole uma mais fraca

Na quinta-feira, estiveram já quatro distritos sob aviso amarelo. Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, e foram várias as imagens do mau tempo nas redes sociais.

Para sábado, além de Évora e Portalegre, Beja e Faro saem também do alerto amarelo, que se mantém para os outros 14 distritos do Continente. Para domingo, não foram ainda emitidos alertas, mas continuam as previsões de chuva, especialmente a norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA emite um aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Efeito Fujiwhara. O ex-furacão Franklin vai engolir a depressão que inundou Espanha, formar uma nova tempestade e trazer mais chuva

[Já saiu: pode ouvir aqui o quinto episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui.]