O vice-ministro das Finanças timorense vai assumir ainda este mês o cargo de novo governador do Banco Central de Timor-Leste (BCTL), não sendo ainda conhecido o nome do seu sucessor no executivo, confirmaram à agência Lusa fontes do governo.

Helder Lopes, que assumiu funções no governo no dia 1 de julho, vai substituir Abrão de Vasconcelos na liderança do regulador financeiro, entidade que é também gestora do Fundo Petrolífero (PF). As fontes ouvidas pela Lusa confirmaram que Helder Lopes deverá tomar posse na quarta-feira.

Em novembro, deverá ser conhecido o sucessor do atual vice-governador do BCTL, Venâncio Alves Maria, que, tal como Abrão de Vasconcelos, não pode ver o seu mandato renovado à frente da instituição.

Índia anuncia abertura de embaixada em Timor-Leste, num sinal de uma nova estratégia para região

Abrão de Vasconcelos é governador do BCTL desde a formação da instituição, em 2011, quando esta substituiu a Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP), sendo que o seu mandato era limitado a seis anos, renovável uma única vez.

Vasconcelos era, até essa altura, presidente do Conselho de Administração da ABP. Helder Lopes já tinha ocupado o cargo de vice-ministro das Finanças no VI governo constitucional e, posteriormente, integrou temporariamente o VIII governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR