534kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Bancos Centrais

café europa

Truss, a última liberal

Truss percebeu numa semana como os mercados e os bancos centrais podem condenar um governo; ainda não é demasiado tarde para que o resto da Europa, mesmo sem cortar impostos, aprenda a lição britânica
O Bom, o Mau e o Vilão

Afinal, Pedro Nuno Santos é que tinha razão?

A independência dos Bancos Centrais (que Marcelo critica), as queixas dos professores (que depois apoiam Mário Nogueira) e António Costa (que avança e recua no aeroporto) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Instituto Nacional Estatística

Avaliação bancária das casas recua ligeiramente

Depois do valor recorde de julho, a avaliação bancária das casas baixou para 1.414 euros em agosto, uma descida de 3 euros. Subida homóloga desacelerou para 15,8% (16,1% em julho).
Semáforo Político

"Vamos ficar mais pobres. Descida pode ser de 3%"

Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, avisa que "podemos ter de passar por uma recessão". Diz ainda que não é boa ideia avançar com medidas de apoio ao crédito à habitação.
Angola

Angola. Banco Central prepara descida de juros

Governador do Banco Nacional de Angola antevê que "as taxas de juro sigam a mesma tendência" de abrandamento da inflação, que tem vindo a registar sucessivas descidas.
Economia

Inflação ou recessão?

As causas da inflação, energia e inflação oportunística, não se combatem com subida da taxa de juro: enquanto os bancos centrais fazem de conta que resolvem o problema, o poder político fecha os olhos
Habitação e Urbanismo

Avaliação bancária na habitação atinge recorde

O valor mediano de avaliação bancária na habitação subiu em fevereiro para novo máximo histórico de 1.314 euros por metro quadrado.
Zona Euro

Excedente da conta corrente da zona euro cai 30,8%

Os rendimentos primários apresentaram um resultado equilibrado (défice de 1.000 milhões de euros um ano antes) e os rendimentos secundários também registaram um défice de 15 mil milhões de euros.
Moçambique

Banco central financiou sem analisar contrato

Matsombe disse que a sua intervenção na autorização do contrato de financiamento da Ematum durou entre "cinco e 15 minutos" e que só voltou a ouvir falar da empresa após o caso das dívidas ocultas.
Banco de Portugal

BdP. Economia estabiliza e consumo privado recua

As taxas de variação homóloga dos indicadores para a atividade económica e para o consumo privado foram de 3,9% e 6,7%, respetivamente, face aos 3,8% e 6,7%.
Banca

Bancos defendem alterações fiscais às empresas

Miguel Maya defendeu que, na União Europeia, sejam criados fundos para "ajudar os países mais expostos a riscos físicos" decorrentes das alterações climáticas (secas, incêndios, inundações).
Bancos Centrais

BCE. Limite de garantias sobe para 150 mil milhões

O Conselho do Banco Central Europeu decidiu autorizar os bancos da zona euro e outros participantes no mercado a fornecerem um máximo de 150 mil milhões de euros, a partir dos atuais 75 mil milhões.
Coronavírus

Bancos sem dividendos aumentam empréstimos

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que os bancos que não distribuíram dividendos durante a pandemia aumentaram os empréstimos em 2,4% e as suas provisões em 5,5%.
Venezuela

Venezuela: Banco Central regista 574% de inflação

A inflação anualizada acumulada nos últimos 12 meses foi de 1.575,3%, segundo o BCV, considerado de hiperinflação, mas inferior aos 2.959,8% registados ao longo de 2020.
FED

Vice da Fed aponta para subida de taxas de juro 

Se a inflação abrandar e o desemprego recuar como tem sido antecipado, "as condições necessárias para subir (...) as taxas de juro diretoras serão atingidas até ao fim do ano de 2022".
Bancos Centrais

Banco Central prevê taxas altas de juros no Brasil

A decisão da mais alta autoridade monetária brasileira baseou-se na subida dos preços repassados aos consumidores, que tem sido "mais persistente do que se antecipava" anteriormente.
Banco de Portugal

BdP: Dívida pública cai para 131,4% do PIB

Segundo o banco central, a dívida pública desceu 2,1 mil milhões de euros em setembro, em relação ao mês anterior, situando-se em 271,5 mil milhões de euros.
Banco de Portugal

Crédito a particulares acelera, depósitos abrandam

Segundo o BdP, "em setembro de 2021, o montante total de empréstimos concedidos aos particulares para habitação cresceu 4,3% em relação a setembro de 2020".
Mário Centeno

Bancos centrais devem agir com "prudência"

Para Mário Centeno, as alterações climáticas são particularmente notórias nos países lusófonos, razão pela qual deve ser dada especial atenção a esta "ameaça existencial".
Caixa Geral de Depósitos

Impacto do fim das moratórias na banca será menor

"O final das moratórias afetará muitas empresas e particulares, (...) mas em termos macroeconómicos não se espera que o fim das moratórias cause um problema nos bancos", referiu o presidente da CGD.
Cabo Verde

Rede interbancária de Cabo Verde em crescimento

É a sexta subida mensal consecutiva, para 86 milhões de euros. Além disso, face a julho, trata-se de um aumento de 14,3% em quantidade e 28,2% em valor em relação a agosto de 2020.
Mercados Financeiros

Bancos centrais na corrida das cibermoedas

As Moedas Digitais dos Bancos Centrais apresentam duas vantagens sobre as obrigações do Tesouro: não dependem da capacidade dos Estados de cobrar impostos para pagar dívida e são um meio de troca.
Dinheiro

Até quando permitiremos a Bitcoin?

Os ganhos fáceis com que somos seduzidos estão envenenados pelo facto desta ser uma critpomoeda altamente utilizada para pagamentos criminosos. Qual é a diferença entre Bitcoins e diamantes de sangue?
Investimento

Dinheiro à borla e cidades "dizimadas" em 2021?

O banco de investimento Saxo Bank inclui o rendimento básico incondicional entre as suas 10 "previsões insólitas" para 2021. E ainda a Amazon a "comprar" o Chipre e a Alemanha a "resgatar" França.
BCE

Euro digital. O vírus vai matar as moedas e notas?

BCE está prestes a lançar o que pode ser uma revolução do sistema financeiro como o conhecemos. Economista Ricardo Reis fala sobre o que está em cima da mesa e que pode fazer das notas peças de museu.
Banco de Portugal

Recomendações para bancos não pagarem dividendos

BdP referiu que dada a situação atual, gerada pela pandemia de Covid-19, considera essencial que as instituições continuem a abster-se de realizar distribuições de recursos que afetem os seus fundos.
Coronavírus

Pedido de acesso a moratórias termina em setembro

As condições de acesso às moratórias públicas também sofreram alterações, sendo flexibilizadas as condições relativas à condição contributiva e tributárias dos clientes bancários.
Testes de Stress

BCE vai analisar 35 bancos grandes da zona euro

O Banco Central Europeu vai analisar 35 bancos que representam 70% do total de ativos bancários da zona euro. Resultados permitem avaliar resiliência dos bancos, como capacidade de enfrentar choques.
Banca

Isabel dos Santos: BdP admite colaborar com Angola

O Banco de Portugal "considera todos os factos novos que possam ser relevantes" para avaliar estatuto de Isabel dos Santos como acionista de banco português. E garante colaborar com autoridades.
Banca

Revolut. "Os bancos levam-vos o couro e o cabelo"

Entrevista. Presidente da Revolut diz que "os bancos se aproveitam da iliteracia financeira" da maioria das pessoas. E diz-se confiante de que irá "encontrar uma maneira" de fazer acordo com a SIBS.
Banca

Banca. Capital chinês pode ajudar Portugal

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Bancos apontou que a "insuficiência de capital" luso pode ser colmatada por uma forte "articulação com a China e com o mercado chinês".
Bancos Centrais

Pulp Fiction

Certos Bancos Centrais, volta e meia, esquecem-se do seu papel e tão depressa se assumem como arrogantes e destemidos cavaleiros, como se transformam nuns humildes pastores montados em burros mansos.
Economia

Os 10 temas que vão fazer mexer a economia em 2019

O Brexit, a saída de Draghi, a economia europeia (e portuguesa) em desaceleração, a guerra comercial e a pressão de Trump sobre o banco central dos EUA. Aperte o cinto, vem aí um ano cheio de riscos
Bancos Centrais

Brasil tem de continuar agenda de reformas

O Brasil tem que continuar a sua agenda de reformas para garantir um maior crescimento da economia e controlar a inflação, defende o presidente do Banco Central daquele país.
Banco de Portugal

Comparador de comissões bancárias já disponível

A comparação de comissões bancárias cobradas por levantar dinheiro, manter uma conta, ter cartão de crédito ou débito ou requisitar cheques é possível a partir desta segunda-feira.
Espanha

Banco de Espanha alvo de ataque informático

O site do banco central espanhol está desde domingo indisponível, depois de ter sofrido um ciberataque. Um porta-voz assegurou que os serviços não foram afetados nem a utilização dos dados.
Bancos Centrais

Lucro do UBS cresce 14,5% para 2.408 milhões

Enquanto o lucro do UBS cresceu, as despesas operacionais mantiveram-se praticamente inalteradas face aos seis primeiros meses de 2017, ao situarem-se nos 9.983 milhões de euros.
Sporting

Fisco. Sporting com contas penhoradas

Dívidas do Sporting ao Fisco e à Segurança Social resultam na penhora das contas bancárias do clube no Novo Banco e na Caixa Geral, adianta o Expresso. Comissão de Gestão tenta desbloquear.
Cimeira do Euro

UE tem acordo para garantia de depósitos comum

Cimeira do euro onde estiveram os líderes dos 27 países da União, excluindo apenas o Reino Unido, consegue acordo para começar negociações sobre o sistema europeu de garantia de depósitos.
Angola

Angola. Banco entrega 100 milhões para importações

O Banco Nacional de Angola disponibilizou um "plafond" de 100 milhões de euros, em divisas, distribuído por 21 bancos comerciais, para assegurar a importação de mercadorias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.