Já é possível agendar as vacinas contra a gripe e Covid-19 diretamente do sofá. A plataforma online é a mesma utilizada para os testes rápidos durante a pandemia, e a facilidade do processo também não mudou.

Apesar de a campanha de vacinação sazonal arrancar apenas 29 de setembro, a última sexta-feira do mês, o agendamento online já está disponível para as pessoas com mais de 60 anos.

Como tal, basta aceder ao site Farmácias Portuguesas, da Associação Nacional de Farmácias, e selecionar uma das opções para o agendamento. Tanto pode optar pela “covacinação SNS”, que corresponde a ambas as vacinas, como a “vacinação SNS”, que tem apenas a da gripe ou a da Covid-19.

[Já saiu o último episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra que pode escutar aqui. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui, o quarto episódio aqui e o quinto aqui ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De seguida, terá de escolher o distrito e o concelho no qual deseja ser vacinado, defenindo depois a farmácia. Aí, carrega para “ver as vagas disponíveis” e seleciona o dia e horário.

Finalmente, insere os seus dados — nome completo, e-mail, telemóvel, número de utente de saúde e data de nascimento — e responde à pergunta sobre se pretende tomar “alguma vacina, com exceção da da gripe, nos 14 dias anteriores” ao agendamento. Depois só terá de aparecer no dia e hora marcada.

Até ao dia 13 de setembro, já se tinham inscrito mais de 2.100 farmácias na Campanha de Vacinação Sazonal Outubro-Inverno 2023, abrangendo assim 92% dos concelhos do país.

Mais de 2.100 farmácias já aderiram à campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe

À agência Lusa, a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, revelou que é estimado que possam receber entre 1,7 a 2,3 milhões de vacinas contra a gripe e a mesma quantidade de vacinas contra a Covid-19, tendo em conta a população com mais de 60 anos.

Já no que diz respeito às pessoas com idade inferior, prevê-se que “possam ser aproximadamente 500 mil vacinas para a gripe e 500 mil vacinas para a Covid-19”, disse.