O grupo alemão Volkswagen está a enfrentar dificuldades em escoar todos os veículos que consegue produzir na sua fábrica de Zwickau, a principal instalação fabril para veículos eléctricos, com potencial instalado para gerar até 300.000 unidades por ano. Quem o afirma é a Reuters, em sintonia com a imprensa alemã como o Handelsblatt e a Automobilwoche, que confirma os primeiros despedimentos.

Optimizada para a plataforma MEB, Zwickau produz praticamente todos os modelos a bateria do consórcio alemão, dos VW ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7, passando pelo Audi Q4 e-tron e Cupra Born. Contudo, o maior grupo automóvel europeu e o segundo maior do mundo, em volume de vendas, estará com dificuldades em escoar a quantidade de unidades produzidas, vendo-se por isso “obrigado a ajustar o número de funcionários às necessidades do mercado”, segundo um porta-voz da empresa.

A Volkswagen AG declarou que continua “100% convencida do caminho rumo à mobilidade eléctrica”, mas aponta para a “actual situação do mercado” como justificação para despedimentos. “Não podemos prolongar 269 contratos que estão a chegar ao fim do período de 12 meses”, informou o porta-voz.

Zwickau, que foi convertida de uma fábrica de veículos a combustão para modelos eléctricos em 2018, fruto de um investimento 1,2 mil milhões de euros, emprega cerca de 10.700 indivíduos, que fabricam seis modelos de três das várias marcas do grupo germânico.

De acordo com a Reuters, a redução das vendas de veículos eléctricos do Grupo Volkswagen deve-se ao crescimento das vendas da Tesla e de uma série de construtores chineses. Depois de atingir o máximo de produção em Março, com 7300 unidades por semana (de cinco dias), a procura tem vindo a diminuir, o que levou as marcas a reduzir a produção, bem como o número de funcionários.

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