Um juiz no estado de Nova Iorque considerou esta terça-feira Donald Trump e os seus filhos responsáveis por fraude, afirmando que o antigo Presidente dos EUA forneceu declarações financeiras falsas durante cerca de uma década.

Segundo a CNN Internacional, o juiz Arthur Engoron, que coordena o processo civil movido pela procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, considerou que Trump, os seus filhos e outros “são responsáveis, por força da lei, por violações persistentes” da lei do Estado de Nova Iorque. Durante uma década, terão enganado bancos e seguradoras ao sobrevalorizarem os seus bens e ao exagerarem o seu património líquido na documentação utilizada nos negócios e para garantir financiamento.

“Este é um mundo de fantasia, não o mundo real”, escreveu o juiz Engoron.

Em setembro de 2022, Letitia James processou o antigo Presidente dos EUA, acusando também a Organização Trump de mentir sobre seu património líquido e valores de ativos entre 2011 e 2021. Segundo a procuradora, Trump inflacionou “repetidamente” a sua riqueza até 3,4 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A procuradora pediu anteriormente ao juiz Arthur Engoron que se pronunciasse sobre as suas alegações, afirmando que a conclusão de que certos factos são indiscutíveis aceleraria o julgamento.

Como parte da decisão desta terça-feira, o juiz ordenou que a Organização Trump cancelasse os seus certificados empresariais em Nova Iorque e também rejeitou um pedido da equipa jurídica de Trump para arquivar o caso. Trump e os outros três arguidos argumentaram que nunca cometeram fraude e planeiam recorrer da decisão judicial.

“Esta decisão ultrajante está completamente desconectada dos factos e da lei vigente”, disse Christopher Kise, advogado de Trump, em comunicado. “O presidente Trump e sua família usarão todos os recursos disponíveis para corrigir este erro judicial”.

A decisão judicial do juiz Arthur Engoron deve facilitar, segundo escreve a Reuters, a tarefa da procuradora-geral Letitia James no julgamento agendado para 2 de outubro e que pode durar até dezembro.