A Rússia divulgou, esta terça-feira, um vídeo de uma reunião presidida pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em que aparece — a participar remotamente — um homem que se assemelha a Viktor Sokolov, o comandante da frota russa do Mar Negro que a Ucrânia diz ter matado no ataque de sexta-feira a Sebastopol, na Crimeia. O exército ucraniano já adiantou, entretanto, que está a “clarificar” a morte do comandante.

Segundo a AFP, o Ministério da Defesa russo, que não refere o nome do oficial, indicou que a reunião se realizou esta terça-feira. O Kremlin, por sua vez, não confirma — nem desmente — a morte do almirante. O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov foi questionado sobre o assunto esta terça-feira, mas pouco adiantou. “Não houve qualquer informação por parte do Ministério da Defesa. Isso é inteiramente da competência deles e não temos nada a dizer”, disse Peskov.

Um dos homens que aparece no vídeo, a participar na reunião, assemelha-se ao comandante, além de que enverga um uniforme com o nome Sokolov inscrito. No ecrã, é identificado com as letras em cirílico “ЧФ” que, segundo a CNN Internacional, representam a abreviatura da frota do mar Negro.

Além do vídeo, foi o próprio Ministério da Defesa a publicar uma fotografia em que Sokolov aparece num ecrã de grandes dimensões ao lado de outros altos responsáveis militares que participam na reunião.

Na segunda-feira, a Ucrânia disse ter matado 34 oficiais no bombardeamento que levou a cabo em Sebastopol, incluindo o comandante da frota russa do Mar Negro, Viktor Sokolov. Mais de 100 militares terão ficado feridos. Mas depois da divulgação do vídeo pelo Ministério da Defesa da Rússia disse estar a “clarificar” a morte do comandante, reconhecendo que é “incerta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR