Começou com uma publicação na madrugada desta segunda-feira. No X (antigo Twitter), o dono da rede social, Elon Musk, decidiu publicar um meme com a cara do Presidente da Ucrânia a ridicularizar os pedidos de ajuda financeira que Volodymyr Zelensky tem feito desde o início da invasão russa.

“Quando passam cinco minutos e não pediste mil milhões de dólares em ajuda”, lê-se na publicação, em que se vê o Chefe de Estado ucraniano nervoso.

Em resposta, a conta do parlamento ucraniano decidiu publicar o mesmo meme, mas desta feita com a cara de Elon Musk. “Quando passam cinco minutos e ainda não difundiste propaganda russa”, lê-se na legenda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Publicado originalmente às 10h17 desta segunda-feira, a publicação do parlamento ucraniano foi entretanto apagada, não se sabendo quem é que tomou a decisão (nem quais foram os motivos).

Não obstante, aquela publicação não foi a única reação ao meme de Elon Musk por parte de Kiev. O presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, deixou duras críticas na sua conta pessoal do X, acusando-o de ter “merda até aos olhos”.

Ainda que não tenha mencionado diretamente o caso do meme, o conselheiro da presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, escreveu também no X que “qualquer apoio à Rússia é um investimento direto à guerra, genocídio, destruição do mundo livre, escalada e impunidade”.

“Qualquer silêncio ou ironia relativamente à Ucrânia encoraja diretamente a propaganda russa que justifica a violência em massa e destruição”, disse Mykhailo Podolyak, fazendo uma crítica indireta a Elon Musk: “Infelizmente, nem todos, sendo figuras mediáticas a milhares de quilómetros do epicentro da guerra, são capazes de entender o que são os bombardeamento diários e o choro de crianças a perderem os seus pais”.