Se estava à espera da chegada da nova E-308 SW, saiba que a Peugeot acaba de abrir as encomendas para a variante exclusivamente eléctrica daquela que é, no mercado nacional, a carrinha mais vendida. Nesta nova geração, a station wagon do 308 tem, pela primeira vez, direito a uma versão a bateria, que anuncia uma autonomia superior a 400 km. Os preços foram agora divulgados e arrancam nos 46.125€ com o nível de equipamento Allure, ou seja, mais 1100€ que o E-308 com a mesma dotação.

No nível de equipamento de topo, denominado GT, a diferença entre berlina e carrinha é um pouco maior, com esta última a exigir mais 1250€. Em ambos os casos, a marca oferece a wallbox e quatro anos de manutenção e de garantia. Como habitualmente, este modelo torna-se mais atractivo para as empresas do que particulares, graças à dedução integral do IVA, que leva a despender 37.500€ ou 39.451€, consoante se trate da E-308 SW Allure ou GT, respectivamente. De acordo com a Peugeot, a entrega das primeiras unidades deverá acontecer ainda antes do final do ano. Na infobox abaixo, damos-lhe conta do equipamento associado a cada uma das versões.

Equipamento Peugeot E-308 SW

Mostrar Esconder

Allure: Active Safety Brake (noturno e peões); câmara de marcha-atrás; air quality system; grelha dianteira em preto com aplicações cromadas e entradas de ar em preto; comutação automática de luzes de máximos; jantes em liga leve de 18”; frisos dos vidros em preto brilhante; navegação conectada com touchscreen de 10” e ecrã com i-toggles virtuais e personalizáveis; estofos em TEP/tecido; vidros laterais e óculo traseiro escurecidos.

GT: Acrescenta ao nível anterior o acesso e ligação mãos-livres; cruise control adaptativo; ajuda ao estacionamento dianteiro; vigilância de ângulo-morto de longo alcance e alerta de trânsito traseiro transversal; grelha dianteira específica em preto com verniz, aplicações cromadas e entradas de ar em preto brilhante; decoração em alumínio nos painéis das portas; driver sport pack; alargadores de pára-choques dianteiro e na zona lateral inferior da carroçaria; pedais “sport” e “repousa pé” em alumínio; faróis matrix LED; estofos trimaterial (TEP, Alcantara e tecido); iluminação ambiente (8 cores).

Fonte: Peugeot Portugal

A nova carrinha da família 308 combina dimensões compactas com um estilo atraente e, simultaneamente, a versatilidade associada a este tipo de carroçaria. Monta um motor eléctrico de 115 kW (156 cv) e 260 Nm de binário, o qual é alimentado por uma bateria NMC 811 (80% níquel, 10% manganês e 10% cobalto) que funciona a 400V. Com uma capacidade bruta de 54 kWh (51 kWh úteis), este novo acumulador da Stellantis permite à Peugeot reivindicar uma autonomia acima dos 400 km com uma carga completa, de acordo com o protocolo europeu de medição de consumos e emissões WLTP. Na base deste alcance, entre visitas ao posto de carregamento, está um consumo de 12,7 kWh/100 km, um bom valor que a marca justifica com o trabalho de aprimoramento aerodinâmico à frente e por baixo da carroçaria. Para uma melhor eficiência energética contribuirão também o novo conjunto motor/bateria e a contenção das perdas por atrito.

Chegada a hora de recarregar, a carrinha E-3-308 aceita carga em corrente alternada (AC) até 11 kW, o que leva cinco horas, enquanto em corrente contínua (DC) lida com até 100 kW de potência, pelo que a ligação a um posto de carga rápida permite-lhe ir de 20 a 80% da capacidade em 25 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR