A Peugeot já é o construtor que mais veículos eléctricos vende em Portugal, graças a uma gama que está presente nos segmentos mais importantes do nosso mercado, nomeadamente o e-208 entre os utilitários, o e-2008 nos B-SUV e, recentemente, o e-308 berlina, modelo do segmento C (líder na Europa) que, entre nós, figura como o 2.º a atrair o maior número de clientes. Mas, a partir deste mês, com o lançamento da carrinha e-308 SW, o construtor vai cimentar a primeira posição no ranking das vendas entre os carros a bateria.

O Peugeot 308 sempre foi um modelo importante para o construtor francês. Nesta última geração está particularmente apelativo, aliando um bom espaço interior (para um modelo compacto) com um comportamento eficaz e até divertido, devido às características do conjunto chassi/suspensões, culminando com uma estética sofisticada que dá nas vistas. Daí que a carrinha, apenas com as versões com motor de combustão, rapidamente se tenha tornado na mais vendida no mercado português, o que a Peugeot espera que se alargue aos eléctricos, agora que a versão a bateria vai começar a ser entregue a clientes, seguindo os passos da berlina de cinco portas, que chegou pouco tempo antes ao mercado.

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Face à berlina de cinco portas, a carrinha 308 eléctrica é 26,9 cm mais comprida mas curiosamente 2,3 cm mais baixa, usufruindo ainda de mais 5,7 cm na distância entre eixos. O maior comprimento eleva o peso em cerca de 60 kg, mas não parece prejudicar a eficiência aerodinâmica, uma vez que o S.Cx da SW é de 0,63, idêntico pois ao da berlina. Daí que a nova bateria de 54 kWh de capacidade bruta e 50,8 kWh úteis lhe permita anunciar 409 km de autonomia entre recargas, não muito distante dos 416 km da berlina, em igualdade de equipamento e sobretudo de pneus, em jantes de 18”. Apesar da bateria também ter feito evoluir a química, adoptando uma das soluções mais eficientes do momento, a NMC 811 (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), o carregamento recebe potências de 11 kW em corrente alternada (AC) e de apenas 100 kW em corrente contínua (DC), pelo que a carga do acumulador pode ir de 20% a 80% em 25 minutos.

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Conduzimos a nova e-308 SW, que está disponível nos níveis de equipamento Allure e GT (conheça aqui estes níveis de acabamentos, deixando de fora das opções o mais acessível Active), equipada com o novo motor eléctrico com 156 cv (115 kW, idêntico ao montado na berlina), que a marca afirma ser mais eficiente do que a versão de 136 cv, uma vez que tem menor atrito interior, o que reduz as perdas de energia por aquecimento. A e-308 SW está limitada a 170 km/h, para poupar a energia na bateria, mas os 10,5 segundos de 0-100 km/h provam que, não sendo um desportivo, não tem qualquer dificuldade em manter um ritmo vivo em qualquer tipo de estrada (veja as características técnicas aqui).

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Num percurso com mais quilómetros em estrada e auto-estrada do que em cidade, rodámos seguindo os restantes veículos com andamento mais despachado, mas dentro dos limites permitidos no local. A média final foi de 15,5 kWh/100 km, um valor que torna realistas os 15,1 kWh/100 km anunciados pelo fabricante e interessante face às condições do trânsito e o perfil do terreno, deixando no ar a possibilidade de percorrermos 330 km antes de “reabastecer”. Tivemos ainda a possibilidade de explorar os três modos de condução (Eco, Normal e Sport), adaptando o modelo às necessidades do condutor em cada momento.

Peugeot E-308 SW já tem preços. Chega em Dezembro

A experiência ao volante permitiu ainda constatar o bom comportamento da carrinha eléctrica francesa, pois se o peso é algo elevado e próximo dos 1900 kg, pela presença das baterias, acaba por ser compensado por o acumulador baixar o centro de gravidade e distribuí-lo de forma equilibrada pelos dois eixos. A mala disponibiliza 608 litros, o espaço para os ocupantes do assento posterior é bom, fruto da maior distância entre eixos, com a posição de condução a ser correcta, confirmando-se a evolução ergonómica do i-Cockpit da Peugeot, aqui na versão 3D. O equipamento é similar ao da berlina e-308, como pode ver aqui.

A carrinha Peugeot e-308 SW começa a ser em ser entregue aos primeiros clientes em Dezembro, uns meses depois da berlina, por 46.125€ na versão Allure e 48.525€ na GT, com aspecto mais desportivo. Isto coloca a carrinha eléctrica (que inclui estas ajudas à condução e de conforto) cerca de 1000€ acima da berlina de cinco portas, que é comercializada por 45.025€ com as especificações Allure e 47.275€ na GT.