792kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Onde está Avelina? Hospital não se responsabiliza pelo desaparecimento de idosa com demência, filha lança críticas à PSP

Há quase uma semana, Avelina Ferreira saiu pelo próprio pé do Hospital de São Francisco Xavier. Filha tem organizado buscas pela mãe em várias zonas de Lisboa e acusa PSP de não fazer "grande coisa".

Avelina foi para o hospital, devido a desmaios, tendo o marido informado a equipa médica "três vezes" de que esta sofria de demência
i

Avelina foi para o hospital, devido a desmaios, tendo o marido informado a equipa médica "três vezes" de que esta sofria de demência

Avelina foi para o hospital, devido a desmaios, tendo o marido informado a equipa médica "três vezes" de que esta sofria de demência

De chinelos calçados, Avelina Ferreira levantou-se da “poltrona” onde tinha sido colocada e saiu pelo próprio pé do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Terá passado pelo marido, que a acompanhou naquela ida ao hospital, depois de dois momentos em que Avelina perdeu os sentidos, e aguardava na sala de espera. A mulher de 73 anos também terá passado por diversos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde do hospital, mas ninguém deu por ela. Só três horas depois é que se aperceberam de que tinha desaparecido.

Há quase uma semana que ninguém sabe do paradeiro da idosa, a quem foi diagnosticada doença de Alzheimer. Na passada terça-feira, 12 de dezembro, Avelina deu entrada no hospital, no seguimento de uma chamada do marido para o INEM. “Ela tinha desmaiado de manhã e novamente à hora de almoço, e o meu pai começou a achar que podia ser grave”, conta ao Observador a filha, Susana Ferreira.

Avelina acabou por ser levada para o Hospital de São Francisco Xavier, por ser o mais próximo da sua residência, em Linda-a-Velha, tendo chegado “meio inconsciente” numa ambulância.

Passou pela triagem, onde lhe foi atribuída uma pulseira amarela, e “entrou de maca para a zona de observação”. O marido recebeu ordens para aguardar na sala de espera, apesar de “ter dito três vezes — uma na ambulância e outras duas na triagem — que a idosa sofria de demência“, devendo por isso estar acompanhada enquanto esperava pelo acompanhamento médico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como estava inconsciente, disseram: ‘Não, o senhor fica na sala de espera e nós damos notícias quando ela for para dentro'”, recorda Susana, repetindo a descrição que o pai lhe fez daquelas horas no hospital.

Em relação ao que se passou lá dentro, desde que Avelina foi vista na triagem do São Francisco Xavier, Susana e o pai só podem contar com a informação que lhes foi transmitida pelo “pessoal médico”. “Disseram-nos que entrou e que, a dada altura, voltou a estar consciente. Nessa altura, como eles precisavam da maca, puseram-na numa poltrona reclinável“, lembrou.

Ao fim de algum tempo, a idosa terá pedido para ir à casa de banho. Não uma, mas duas vezes. “Disseram que não podia ir, pois não havia ninguém para ir com ela. Então, foi sozinha.” O que terá acontecido depois, assume a filha, Susana, é que Avelina tentou regressar ao local onde se encontrava e, não sabendo o caminho, acabou por sair do hospital e rumar a casa.

Durante três horas, ninguém deu pela sua falta. Só às 21h30, quando começava o horário das visitas e o marido foi perguntar por ela, é que os funcionários o encaminharam à sala onde Avelina alegadamente se encontrava. “O meu pai entrou e disse que ela não estava lá“, recorda Susana, que é diretora de marketing da faculdade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos.

Nova SBE. 250 funcionários da faculdade mobilizam-se para procurar mulher desaparecida

“Começaram a revirar o hospital todo, fizeram buscas e não encontraram nada. Só perceberam o que tinha acontecido quando foram ver as câmaras de videovigilância“, lembra.

Os seguranças tiveram de puxar a gravação até às 18h46 para finalmente encontrar a idosa que, de “camisola preta e leggings” vestidas e “chinelos do hospital” calçados, deixou o local pelo seu próprio pé, sem que ninguém a detetasse.

Susana sabia que a mãe não tinha telemóvel nem documentos de identificação, e por isso temeu que lhe acontecesse o pior. Ainda por cima, porque não era habitual a mãe fugir ou desaparecer desta forma.

Não sei se era pela medicação, mas ela até era bastante apática. Ficava sentada e muito quieta. Estava a ser seguida pelo médico de família e pelo neurologista. Não tinha por hábito fugir”, garantiu.

A filha participou imediatamente o desaparecimento à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Belém e foi vasculhar as imediações do hospital, com a ajuda de alguns médicos e enfermeiros que se voluntariaram. No entanto, esses esforços tiveram todos o mesmo destino: “Nada.”

“Já não sabemos onde procurar”

Há quase uma semana que Susana prometeu que não ia parar de procurar até que a sua mãe fosse encontrada. No entanto, à medida que as horas e dias vão passando, torna-se cada vez mais difícil cumprir com essa promessa.

“Já não temos capacidade para continuar a fazer buscas, até porque já não sabemos onde procurar.” A filha de Avelina, que colocou imediatamente a circular um cartaz com as últimas informações referentes à mãe nas redes sociais, tem seguido todos os indícios que lhe são enviados para o telemóvel. Começou por “virar todas as pedras” da zona de Algés, onde alegadamente a idosa foi avistada na quarta, durante o período da manhã e, novamente, por volta das 18 horas.

Avelina desapareceu a 12 de dezembro, tendo sido avistada no dia seguinte na zona de Algés

Sem resultados, seguiu para a área à beira rio, onde um grupo de jovens, que jantava no restaurante La Siesta, disse ter visto uma “mulher desorientada” a passar. Contudo, quanto mais pistas surgem, mais difícil fica perceber a quantas — e a quais — se deve dar importância.

Já não tenho a certeza se foi real ou uma brincadeira de mau gosto. Ando a receber chamadas de pessoas que estão a gozar com o assunto e já não sei se esse não foi um dos casos”, desabafa Susana.

Apesar disso, Susana vai a todos os locais onde há a mínima suspeita de avistamento. Já percorreu a zona ribeirinha de Caxias até ao Cais do Sodré e tem ido, “de dois em dois dias, ao Instituto de Medicina Legal, para perceber se apareceu algum corpo, e a todos os hospitais de Lisboa com urgências”. Na passada quinta-feira, foi acompanhada por cerca de 250 funcionários da Nova SBE, que suspendeu os serviços administrativos para ir procurar a idosa para o Restelo.

Essas buscas podem ter tido o mesmo desfecho das outras, mas as equipas continuam focadas a ajudar Susana a cumprir com a sua promessa. Filipa Luz, diretora executiva de comunicação da faculdade, explicou ao Observador que foram criados dois grupos de WhatsApp para encontrar Avelina, além da conta de Instagram criada com o mesmo foco.

Um deles, com cerca de 350 membros — entre staff, professores e alunos de mestrado — tem como objetivo a mobilização para as buscas. Já o outro “é mais restrito” e serve para “acompanhar de perto o que a PSP anda a fazer”. Que, segundo Susana, “não é assim grande coisa”.

Dos cães-polícia às buscas com drones: onde anda a PSP?

Susana anda sempre com dois focos quando vai à procura da mãe. Por um lado, deseja encontrar Avelina saudável. Por outro, quer levá-la de volta para ao pé do pai, que já não tem quaisquer esperanças de a ver novamente. 

Perante este estado de vulnerabilidade, e com os dias e noites de buscas a pesarem-lhe nas costas, Susana não consegue evitar o crescimento de uma revolta contra a PSP, que, na sua opinião, pouco tem feito para trazer a sua mãe de volta a casa.

“Essencialmente, o que fez foi lançar um alerta nacional e fazer buscas na mata à frente do hospital, com recurso a cães e drones. Depois disso, está só à espera de notícias“, confessa, à porta da esquadra de Belém, onde terá ido perguntar mais informações.

Apesar de a filha de Avelina assegurar que “quando os agentes recebem uma chamada do 112, vão verificar a situação”, considera que devia ter havido um briefing que colocasse todos ao corrente de possíveis avistamentos.

No sábado, passei por um agente que estava na estação de comboios de Algés e perguntei se tinha visto a minha mãe. Ele disse que não sabia de nada e eu perguntei se ele não tinha recebido um e-mail. Foi ver e depois disse: “De facto está aqui”, conta Susana, recordando o contacto com aquele agente. “Portanto, o caso não está centralizado. Deve ter sido um e-mail que circulou, em que alguns leram e outros não.”

O Observador contactou a PSP que disse não ter quaisquer informações relativamente ao paradeiro de Avelina nem a novas buscas que pudessem vir a ser feitas para a encontrar.

Avelina estava “consciente, orientada e colaborante”, garante hospital

A somar à revolta com a PSP, Susana critica ainda a recusa do hospital em responsabilizar-se pelo sucedido. “No próprio dia, o pessoal médico que estava nas urgências admitiu a responsabilidade. No entanto, o comunicado que foi depois publicado já não é tão claro quanto a esse assunto.”

A nota emitida pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental a 14 de dezembro, a que o Observador teve acesso, dá conta da “entrada da utente Sra. Dr.ª Avelina Ferreira” e da sua “saída pelo próprio pé no mesmo dia [12 de dezembro], enquanto aguardava observação médica”.

O comunicado, que o centro hospitalar partilhou com o Observador esta segunda-feira, nos mesmos tempos do inicial, assegura que “foi registado no processo clínico o bom estado geral da senhora e, por outro lado, o facto de estar, no momento de interação, consciente, orientada e colaborante com os profissionais”.

Ela estava consciente e responsiva, sim. Mas uma pessoa com demência não está totalmente bem, certo? Não pode ser deixada assim sem vigilância”, aponta Susana, perante estas alegações.

O centro hospitalar garante ainda que “foram feitos os procedimentos habituais” quando foi confirmado o seu desaparecimento, nomeadamente a “visualização das imagens de videovigilância, reporte ao posto local de PSP e averiguação em todas as instalações do próprio hospital”.

Questionado sobre por que razão a paciente estava sozinha, quando a equipa médica tinha sido informada de que sofria de demência, o centro hospitalar remete para o mesmo comunicado.

Buscas continuam com foco nos apelos e na comunidade sem-abrigo

Farta de não obter respostas quando pergunta por informações da mãe, Susana decidiu recorrer a outros meios para encontrar Avelina. Desde domingo à noite que anda, juntamente com os voluntários da Nova SBE, a acompanhar carrinhas de apoio à comunidade sem-abrigo.

“Coordenámo-nos com algumas associações que distribuem agasalhos e comida e estivemos a falar com os sem-abrigo para perceber se algum a viu ou se a ajudou”, contou.

Susana e as equipas admitem que Avelina possa já não estar com a roupa com que saiu do hospital, tendo sido ajudada por alguém que lhe deu algo mais quente para suportar o frio. Por isso, é nas comunidades sem-abrigo que concentram os seus esforços, assim como nas redes sociais.

Queremos sensibilizar o máximo de pessoas para que, se virem alguma mulher numa situação meio bizarra, que pareça desorientada, sinalizem na polícia e nos bombeiros”, apelou.

“Se a encontrarem, não a deixem partir”

“Por outro lado, também queremos que estejam atentos às praias ou à mata, para perceber se aparece algum sinal. Nos hospitais e na cidade acho difícil, porque já varremos tudo”, assegura.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos