Em atualização

Cerca de 250 funcionários da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) mobilizaram-se esta quinta-feira numa ação organizada para localizar Avelina Ferreira, idosa de 73 anos e mãe da diretora de marketing daquela instituição de ensino superior.

As buscas dos funcionários da Nova SBE incidem neste momento sobre as zonas do Restelo e de Algés. As aulas continuam a decorrer, mas os serviços administrativos estão suspensos, com os vários departamentos operacionais da escola no terreno a participar na ação organizada.

Nas redes sociais vão surgindo publicações de divulgação do desaparecimento de Avelina Ferreira

À Rádio Observador, a diretora de marketing da Nova SBE e filha de Avelina Ferreira, Susana Ferreira, explicou que a mãe, que sofre de demência, está desaparecida há dois dias. Deu entrada no Hospital de São Francisco Xavier por volta da 01h00 de terça-feira, acabando por sair pelo próprio pé da unidade hospitalar às 18h46.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde essa altura que a idosa estará em movimento, tendo sido vista pela última vez durante a manhã de quarta-feira junto a uma farmácia na zona de Algés. “O objetivo desta busca é também o de divulgar o caso”, disse Susana Ferreira, que descreveu a roupa que a mãe usava na altura em que saiu do hospital – calças pretas, camisola de malha escura e chinelos. “Não tem mais nada com ela, nenhum telemóvel ou documento de identificação. Só a pulseira amarela da triagem do hospital”, acrescentou.

[Já saiu: pode ouvir aqui o sexto e último episódio da série em podcast “O Encantador de Ricos”, que conta a história de Pedro Caldeira e de como o maior corretor da Bolsa portuguesa seduziu a alta sociedade. Pode sempre ouvir aqui o quinto episódio e aqui o quarto, o terceiro aqui, o segundo aqui e o primeiro aqui]

À Rádio Observador, Filipa Luz, diretora executiva de comunicação da Nova SBE explica como é que uma faculdade ficou em stand by: “suspenderam o evento de natal e cancelaram reuniões” para realizar as buscas. “Ativámos um grupo de Whatsapp de onde fazem parte 350 pessoas entre staff, professores e alunos de mestrado”. Na manhã desta quinta-feira, publicaram um comunicado apelando: “Às nove começamos as buscas em Algés”

Apareceram 200 pessoas de manhã, outras à tarde e foram-se revezando ao longo de todo o dia. E para assegurar que estão a cobrir todos os pontos: “Guiam-se por  um mapa interativo no telefone”, explica.

Para o que resta desta quinta-feira, as buscas dos funcionários da Nova SBE vai continuar a incidir sobre as zonas de Algés e do Restelo, numa tentativa de aproveitar as últimas horas de sol. Cerca de 100 pessoas vão organizar um cordão humano e levar a cabo um arrastão, que vai partir do Aquário Vasco da Gama em direção à estação de Algés.

As autoridades também estão a par do caso, tendo a PSP alargado inclusive o alerta, que agora se estende desde a zona da Ponte 25 de abril até Caxias, confirmou Susana Ferreira. A diretora de marketing admitiu que apesar de a mãe se deslocar a pé, “é possível que tenha apanhado um autocarro ou um elétrico e ido dar a outro sítio”.

A idosa ainda não foi encontrada (sábado às 13h00). Os alertas continuam e os pedidos para quem encontrar Avelina Ferreira ligue o 112 ou o 144, a Linha de emergência social.

Avelina Ferreira está desaparecida desde 12 de dezembro, tendo sido vista nesse dia em Algés e no dia seguinte junto ao La Siesta, na mesma área. Há quatro dias que a filha está a tentar encontrá-la.