A Star Wash, uma empresa de lavagem de carros nos arredores de Santiago, capital do Chile, está a ser processada por plagiar a saga Star Wars, segundo o The Telegraph.
Os vídeos, partilhados nas redes sociais da empresa, mostram os trabalhadores vestidos como personagens da saga de filmes norte-americana, como por exemplo um dos vilões da saga, Darth Vader, a dar ordens a um stormtrooper, ou Chewbacca a polir o tablier de um carro, ou ainda Bobba Fett como Cassian Andor a pulverizarem carros com sujidade.
Matias Jara, de acordo com o escritório de advogados que representa a empresa chilena, embora estivesse a tratar do registo da marca com a autoridade de patentes do Chile, recebeu da produtora cinematográfica LucasFilm, a notificação de um processo a acusá-lo de infringir direitos de autor. “É claro que está a afetar-nos. Somos uma pequena empresa e estamos a gastar em coisas para as quais não tínhamos orçamento”, referiu o proprietário da empresa de lavagem. “Não fazemos filmes, nem vendemos os seus produtos, nem nada disso” referiu ainda o proprietário do negócio.
Os advogados afirmaram que os direitos de autor da LucasFilm não se estendem à limpeza de carros, nem é confundível, ainda que abranjam brinquedos, mobiliário e bebidas alcoólicas.
A produtora cinematográfica pretendia impedir o registo do nome e considerou que a marca Star Wars poderia ser associada pelas pessoas à empresa de lavagem de carros, de acordo com o mesmo escritório de advogados, que afirmou também que Matias Jara está a contestar a ação judicial. A LucasFilm não levantou problemas com os seus funcionários.
Star Wars: há 40 anos numa galáxia muito distante. E em Portugal?
Uma viagem a um parque temático da Disney nos Estados Unidos, com uma área dedicada a Star Wars, serviu de pretexto para que a filha de Matias Jara pensasse num jogo de palavras para a empresa de lavagem de carros.