Passou das filmagens de “Star Wars: Episode IV – A New Hope”, em 1977, para uma caixa de cartão. Agora, o “X-Wing” de 50 centímetros está em leilão, e as ofertas mínimas rondam os 372 mil euros, informa o The Guardian.

A descoberta da mini-nave na coleção de Greg Jein, um artista de miniaturas que morreu em maio de 2022 e que trabalhou em filmes como “1941” e “Close Encounters of the Third Kind”, ambos de Stephen Spielberg, não passou de um acaso.

O amigo e historiador Gene Kozicki, que ajudou a família de Jein a reorganizar a sua coleção — e que está disponível aqui —, especula que o artista terá tomado a posse do adereço quando trabalhou em “Close Encounters of the Third Kind”, filme no qual alguns membros da equipa dos efeitos visuais também colaboraram em “Star Wars”.

Quando se deparou com a silhueta marcante do X-Wing “soube imediatamente que se tratava do modelo utilizado nas filmagens”, cita-o jornal britânico. Kozicki assim reagiu porque antes da descoberta ninguém, dentro da indústria, sabia onde estava guardado o modelo original. 

Utilizada pelo criador da saga, George Lucas, a miniatura do “Red Leader” (como é tratado no filme) foi construída pela empresa de efeitos visuais “Industrial Light & Magic”. “Star Wars” tornou-se num sucesso cinematográfico, em parte, graças a inovações em técnicas de filmagem desenvolvidas para o filme, como é o uso de miniaturas que acabou por se popularizar.

A coleção de Jein também inclui um fato de astronauta utilizado em “2001: A Space Odyssey”, de Stanley Kubrick e vários adereços da série televisiva “Batman” dos anos 60.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR