A neve cobriu de branco algumas regiões do território francês durante a noite de segunda para terça-feira. Nove regiões estão esta manhã em alerta laranja (elevada vigilância) devido à queda de neve no país, segundo indicou o serviço de meteorologia nacional.

“Um eixo de neve estende-se desde a região de Paris até à Baixa Normandia. A quantidade de neve que caiu foi maior do que se esperava. Estão a formar-se camadas de gelo nas estradas”, referiu o Météo-France, citado pelo jornal Le Monde.

O ministro dos transportes francês, Clément Beaune, revelou em declarações à BFMTV que se registaram cerca de “uma centena de acidentes menores” durante a noite e que esta manhã continuavam a existir “dificuldades” em algumas estradas do país. “Chegámos a ter mil veículos bloqueados na região de île-de-France, particularmente na A13, ao início da noite. Agora há 400 veículos ainda em dificuldades, presos”, explicou, garantindo que estão a ser mobilizados todos os meios disponíveis para resolver a situação o mais rápido possível.

Situação semelhante era vivida no Reino Unido na segunda-feira, em que o serviço de meteorologia nacional emitiu um alerta amarelo para neve no sul de Inglaterra e do País de Gales, segundo noticiou o The Guardian. O dia também foi marcado por alguns acidentes, com o jornal Telegraph a dar conta que um autocarro escolar vazio embateu num veículo que estava estacionado num parque quando o motorista perdeu o controlo da viatura devido ao gelo na estrada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Portugal, uma massa de ar gelada vinda do norte da Europa chega a meio desta semana, como o Observador explicou neste artigo.

A massa de ar gelado da Escandinávia chega a Portugal a meio da semana: noites de -7ºC

É esperado que a partir de quarta-feira, durante o dia, não haja temperaturas acima dos 10º/11ºC e não é de excluir que durante a semana neve nos pontos mais altos do país, como já está a acontecer, aliás, na Serra da Estrela e no nordeste transmontano.

Fotogaleria: Portugal teve um fim de semana de neve

Desde a semana passada que as redes sociais dão conta da neve que caiu em diversos pontos do país.