A Coupang concluiu a compra da Farfetch, anunciou em comunicado. “A Coupang anunciou hoje que concluiu a aquisição dos ativos da companhia online de luxo Farfetch”, é possível ler.
A empresa sul-coreana indica que, com esta operação, garantirá acesso a 500 milhões de dólares de capital, permitindo à Farfetch “continuar a garantir serviços excecionais para os seus parceiros e para mais de 4 milhões de clientes em todo o mundo”.
Fica a Farfetch, continua a Coupang, “bem posicionada para continuar o crescimento sustentável”. Com a conclusão da operação, ativos como o New Guards Group, que tem as marcas Off-White e a Palm Angels, e a Stadium Goods passam para as mãos da companhia coreana.
A Coupang já tinha indicado aos trabalhadores da Farfetch que pretendia concluir a aquisição até final de janeiro, ainda que tenha sido constituído um grupo de credores a tentar travar esta operação.
Grupo de credores tenta travar compra da Farfetch pela Coupang
Na manhã desta quarta-feira, os funcionários da Farfetch receberam um email em que a conclusão do negócio é descrita como “um marco importante” para as duas companhias. Nessa comunicação, a que o Observador teve acesso, é ainda dito que nesta “nova fase de negócio” vão ser avaliadas as “prioridades-chave, incluindo a compensação e planeamento de recursos”. No início de janeiro, num email assinado por Bom Kim, CEO da Coupang, já tinha sido feita a promessa de planos de compensações atualizados para os funcionários da empresa de José Neves.
“Nas próximas semanas, vamos disponibilizar a toda a gente uma atualização às mudanças totais de compensação em 2024 e de quaisquer redundâncias”, é ainda dito, num email que chegou às caixas de correio dos funcionários às 9 horas em ponto e sem assinatura de um responsável.
A Farfetch é descrita na nota como uma “força transformadora na demonstração de que o luxo online é o futuro do retalho de luxo”.
O Observador contactou a Farfetch e a Coupang para perceber mais sobre os planos das empresas e o futuro dos trabalhadores. As duas companhias remeteram o Observador para o comunicado divulgado esta quarta-feira pela empresa sul-coreana para anunciar a conclusão da compra de ativos do antigo unicórnio liderado pelo português José Neves.
José Neves, o homem que sonhava ser astronauta e não conseguiu manter o unicórnio Farfetch a voar
A Coupang foi criada em 2010, pelo empresário coreano Bom Kim, que passou uma boa parte da vida nos Estados Unidos. A empresa opera na área do comércio eletrónico: é conhecida como a “Amazon coreana” devido às entregas rápidas, já que é possível encomendar algo à noite e receber os artigos à primeira hora da manhã. A Coupang não tem experiência no mundo do comércio online de luxo, em que a Farfetch opera.