A cerca de três semanas das eleições legislativas, o Partido Socialista (PS) lidera as intenções de voto dos portugueses com 33,1%, mais cinco pontos percentuais do que a Aliança Democrática (27,7%), segundo os dados da mais recente sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF.

O Chega surge em terceiro lugar, com 16,4% das intenções de voto, seguido do Bloco de Esquerda (6,3%), Iniciativa Liberal (4,9%), PAN (3,3%) e Livre (2,8%). Em último lugar, pela primeira vez nos barómetros da Aximage, fica a CDU, de Paulo Raimundo, com 2,3%.

Se os resultados se confirmarem no dia 10 de março, os partidos à direita surgem em vantagem, contando com o Chega. Juntos, AD, Chega e Iniciativa Liberal somam 49 pontos percentuais, valor que compara com os 44 pontos dos partidos mais à esquerda (PS, Bloco de Esquerda, Livre e CDU). Mesmo contando com o PAN, essa possível coligação não iria além dos 48 pontos percentuais.

A sondagem, que contou com entrevistas a 805 inquiridos e que foi realizada entre os dias 8 e 13 de fevereiro (quando ainda não era conhecida a decisão da justiça de libertar os arguidos do processo por suspeitas de corrupção na Madeira), aponta também para o facto de os portugueses (72%) acreditarem que das eleições legislativas não resultará uma maioria absoluta.

Madeira. Pedro Calado e gestores do Grupo AFA e Socicorreia saem em liberdade e sem caução

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR