894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Este Aston Martin tem asa e não voa. Mas parece

Este artigo tem mais de 6 meses

A Aston Martin é um dos construtores que faz questão em estar presente no Campeonato do Mundo de GT3 da FIA, disputado em vários países. Agora revelou o Vantage para 2024 com uma asa imponente.

5 fotos

A Aston Martin apresentou a versão para 2024 do Vantage GT3, modelo que irá simultaneamente participar no norte-americano IMSA SportsCar Championship, bem como no Campeonato do Mundo de Resistência FIA (WEC). Este ano, o campeonato conta com oito corridas ao longo do ano, mas sem a presença da etapa portuguesa, que até aqui era disputada no circuito de Portimão.



PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida


A categoria GT3 recebe os modelos de competição mais parecidos com os superdesportivos de série, mas que por regulamento estão obrigados a ter um peso entre 1200 e 1300 kg, muito inferior às versões que circulam na estrada. Por outro lado, vêm igualmente os motores estarem limitados a um valor entre 500 e 600 cv, sendo depois a eficácia e a rapidez dos diferentes carros equilibrada através do sistema Balance of Performance (BoP), que faz variar o peso ou a potência, através de um restritor de entrada de ar, consoante o caso.

O novo Vantage GT3 é o modelo mais recente que a Aston Martin desenvolve para esta categoria da FIA e reúne os ensinamentos recolhidos das experiências anteriores. O extensivo recurso à fibra de carbono permitiu reduzir o peso e incrementar a rigidez, sendo que depois os engenheiros se concentraram em reduzir a potência do motor, de forma a respeitar os limites regulamentares, mas a garantir o máximo torque e, sobretudo, uma maior faixa de utilização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A temporada de 2024 arrancou como sempre com as provas do IMSA, com as 24 Horas de Daytona realizadas no último fim-de-semana de Janeiro, para o WEC ter o pontapé de saída a 2 de Março, no Qatar. Obviamente, o construtor britânico espera que o novo Vantage tenha ainda mais sucesso do que os anteriores modelos que desenvolveu para os Campeonatos de GT3 e tudo indica que o carro vai voar baixinho. Pelo menos, uma imensa asa não lhe falta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.