O ator francês Gérard Depardieu foi alvo de uma nova queixa de agressão sexual. Depois de, em janeiro, o caso da atriz Hélène Darras contra o ator francês ter sido arquivado, o Ministério Público francês recebe uma queixa de uma cenógrafa que alega ter sido assediada e sexualmente agredida num set de filmagens em 2021. Segundo os meios de comunicação franceses, citados no The Guardian, esta é a segunda alegação de má conduta de Depardieu durante as filmagens do filme Les Volets Verts, de 2022.

Arquivada queixa por assédio contra Gérard Depardieu apresentada pela atriz Hélène Darras

Amélie, de 53 anos, apresentou no domingo uma queixa legal ao Ministério Público acusando o ator de agressão sexual, insultos sexistas e assédio. Segundo a queixosa, a 10 de setembro de 2021, Gérard Depardieu encontrou-a sentada num corredor do estúdio, “agarrou-a brutalmente”, prendeu-a entre as coxas com “uma força fenomenal” e “amassou-lhe a cintura e o estômago até aos seios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A advogada de Amélie, Carine Durrieu Diebolt, acrescentou que o guarda-costas do ator interrompeu o alegado incidente, que descreveu como sendo uma “armadilha para lobos”.

“Na altura, ela não apresentou queixa porque não queria prejudicar o trabalho dos seus colegas e o lançamento do filme, e a bondade da equipa de filmagem permitiu-lhe pensar que ia ficar bem. Mas o trauma persistiu”, disse Diebolt ao canal de notícias BFM TV. O caso voltou a surgir em outubro do ano passado quando Depardieu publicou uma carta aberta onde afirmava que nunca tinha abusado uma mulher. Em consequência, segundo a advogada, Amélie não consegue trabalhar, tem ataques de ansiedade e stress pós-traumático.

Uma outra mulher, Sarah, de 33 anos, assistente de realização nas filmagens do Les Volets Verts, acusa Depardieu de lhe ter tocado nos “seios e nas nádegas”.

De acordo com o The Guardian, o Ministério Público decidirá agora se existe um caso para responder e que ação legal deverá ser tomada para a investigação.

Divulgado vídeo de Gérard Depardieu a fazer comentários misóginos: “As mulheres adoram andar de cavalo. São umas cabras”

A nova queixa soma-se  a uma longa história de má conduta por parte de Gérard Depardieu, que começou a ser investigado em 2000, altura em que foi acusado de ter violado a atriz Charlotte Arnould (na altura com 22 anos) em duas ocasiões distintas. Posteriormente, 14 novas mulheres acusaram o ator francês de conduta sexual imprópria. A última foi registada em setembro do ano passado quando a atriz Hélène Darras acusou Depardieu de a ter agredido sexualmente em 2007, no entanto, o caso foi arquivado no final de janeiro pelo Ministério Público francês porque a queixa foi apresentada fora dos prazos legais.