A comissária europeia para os Assuntos Internos disse, esta segunda-feira, estar preocupada com a utilização cada vez maior de crianças pelas redes de tráfico de droga nos países da União Europeia (UE) e quer um plano para protegê-las.
À entrada para uma reunião ministerial, em Bruxelas, Ylva Johansson, disse que o tráfico de droga evolui e hoje, mais do que nunca, está a recorrer a crianças para conseguir transportar droga no território dos 27 países do bloco comunitário.
“Há um problema específico com o recrutamento de crianças e isto vai ser um dos tópicos de uma conferência na próxima semana”, anunciou.
Ylva Johansson acrescentou que a Aliança Portuária Europeia, lançada há poucas semanas para melhorar a coordenação entre os portos dos países europeus, é importante para combater o tráfico de droga.
Comissão Europeia lança aliança para combater tráfico de droga e crime nos portos da UE
Na reunião desta segunda-feira, também vai ser discutida a política de migrações da UE e Ylva Johansson insistiu na palavra “cooperação” entre países europeus e os países de origem dos migrantes, por exemplo, a Tunísia.