Uma nova sondagem do Público, RTP e Antena 1 coloca a Aliança Democrática à frente do Partido Socialista por seis pontos percentuais. Tanto a coligação como o partido subiram um ponto percentual face aos resultados do levantamento anterior e têm agora, respetivamente, 34% e 28% das intenções de votos.

O resultado desta nova sondagem, realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica, fica fora do empate técnico, já que a margem de erro é de 2%.

O Chega continua na terceira posição, com 16% das intenções de voto — menos um ponto percentual do que na sondagem anterior. A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda mantém os valores da semana passada, respetivamente 6% e 5% das intenções de voto. Regista-se também uma subida em dois pontos percentuais da CDU, agora com 5%. Por outro lado, há uma descida do Livre, de 4% para 3%, e do PAN, de 2% para 1%.

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já a percentagem de indecisos desce, esta semana, de 20% para 16% — há duas semanas era de 17%. Entre os entrevistados que se assumem como indecisos, 48% antecipam como “provável” (40%) ou “muito provável” (8%) acabarem por votar no PS, por outro lado, são 32% os que dizem ser “provável” e 11% “muito provável” votarem na AD. Seguem-se a IL (28% consideram “provável” ou “muito provável”), o BE (23% dizem ser “provável” ou “muito provável”), a CDU com apenas 10% dos indecisos.

Nova sondagem: Aliança Democrática alarga vantagem sobre o PS

Sem distribuição de indecisos, a AD sobe de 25% para 27% e o PS de 20% para 22%. O Chega desce de 14% para 13%, a IL mantém 4%, o BE 3%. A CDU sobe de 2% para 3%, o Livre desce de 3% para 2% e o PAN mantém-se com 1%.

De notar que, se face aos resultados do levantamento anterior se registava um empate entre a esquerda e direita (39%), a esquerda está agora ligeiramente à frente. O PS, Bloco de Esquerda, CDU e Livre somam em conjunto 41%, já a AD e a Iniciativa Liberal somam juntos 40%. Nas contas divulgadas pelo Público não entram o Chega, já que o líder da AD e da IL têm rejeitado um acordo, e o PAN, que tanto pode entender-se à esquerda como à direita.

Esta maioria nas intenções de voto não tem correspondência direta a nível da distribuição de deputados feita pelo Cesop  com base em critérios territoriais. Segundo os dados, no melhor cenário a esquerda não vai além de 96 deputados, enquanto a direita alcança 108 (AD com 98 e IL com 10).

A sondagem tem por base 2405 inquéritos, tendo o trabalho de campo decorrido entre 28 de Fevereiro e 5 de Março.