A chuva intensa que, desde manhã, vai caindo na cidade de Lisboa já está a provocar constrangimentos no trânsito. No viaduto Duarte Pacheco, na zona de Monsanto, vários carros ficaram retidos na berma devido à subida das águas, noticia a CNN. O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa registou, entre as 00h e as 16:20, 160 ocorrências devido ao mau tempo, mais de metade relacionadas com inundações e quedas de árvores ocorridas depois do meio-dia.

Nas redes sociais, já circulam vídeos que mostram as consequências do temporal que se abate sobre a capital portuguesa.

Na rua das Pretas, perto da Avenida da Liberdade, este era o cenário por volta das 13h, com uma grande massa de água a arrastar caixotes do lixo.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h e as 22h desta quarta-feira 888 ocorrências devido ao mau tempo em todo o país, a maioria das quais relacionadas com quedas de árvores e de estruturas devido ao vento. As zonas mais afetadas foram a Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto, mas sem registo de vítimas ligadas ao mau tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Rodrigues, da ANEPC, diz que ainda são esperadas mais ocorrências nas próximas horas, lembrando os alertas e as recomendações já emitidas pela Proteção Civil.

A zona da Baixa pombalina foi das mais afetadas. Aqui, um vídeo da chuva intensa na rua da Prata.

O mau tempo, trazido pela depressão Nelson, deverá continuar ao longo dos próximos dias, com o território de Portugal continental a ser afetado por chuva persistente e vento forte.

Também no Porto, a situação foi-se agravando ao longo do dia. Na zona da Foz, o vento forte derrubou árvores, que atingiram alguns carros.

Há ainda registo de falhas de energia em Bragança e Vila Real. O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES à Lusa.

“Na origem das anomalias estão as condições meteorológicas registadas, com fortes rajadas de vento, que têm provocado diversos incidentes de curta duração”, disse a fonte, numa resposta por escrito à agência Lusa, depois de informações que deram conta de falhas de energia em algumas zonas de Trás-os-Montes.

(Atualizada às 00h14)