Hannah Gutierrez-Reed, antiga responsável pelas armas do filme “Rust”, foi esta segunda-feira condenada por um tribunal do Estado do Novo México a 18 meses de prisão pelo envolvimento na morte de Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme que morreu depois de ter sido alvejada pelo ator Alec Baldwin durante as gravações.

Gutierrez-Reed foi assim condenada à pena máxima prevista, depois de a juíza Mary Marlowe Sommer ter anunciado a sentença na manhã desta segunda-feira, relata a CBS News. Na sentença, Hannah foi acusada de repetidas negligências pelos procuradores e absolvida de outra acusação de adulteração de provas. Ao longo da audiência, Hannah Gutierrez-Reed apresentou-se com lágrimas nos olhos e visivelmente abalada.

Armeira de filme “Rust” considerada culpada de homicídio por negligência

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em tribunal também marcaram presença Joel Souza, roteirista e diretor do filme que ficou ferido no incidente, Craig Mizrahi, antigo agente de Hutchins, e vários amigos da vítima, que prestaram declarações sobre o impacto da sua morte. “O que eu quero não é possível. O que eu quero é que todos estejam bem e que as vidas não sejam destruídas. Num momento o mundo fazia sentido e, no momento seguinte, não. Ainda não faz, e não sei se voltará a fazer sentido”, afirmou Souza em tribunal, citada pela CBS News.

Já Mizrahi descreveu Hutchins como uma talentosa “estrela em ascensão” que estava perto de dar um grande salto na carreira quando morreu. “As circunstâncias que rodearam o desastre obrigam-nos a fazer muitas perguntas, sobretudo uma em particular: como é que isto pôde ter acontecido?”, disse o agente, acusando Gutierrez-Reed e a direção do filme de várias falhas.

Reveladas imagens inéditas da equipa de Rust de Baldwin antes e depois do tiro fatal

Já a mãe de Halyna Hutchins, Olga Hutchins, também participou na sessão, com a advogada Gloria Allred a ler uma carta escrita por si. “Perder um filho é a coisa mais difícil. E o tempo não cura. Já passaram dois anos e meio e está cada vez pior”, escreveu Olga.

Hannah Gutierrez-Reed, a primeira pessoa a ser julgada no caso, foi responsável por carregar a arma que Alec Baldwin usou no local das filmagens e da qual foi disparada uma bala real — em vez de um adereço —, matando Hutchins.

Em 21 de outubro de 2021, durante as filmagens de “Rust” no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, o ator Alec Baldwin apontou uma arma que ao contrário do que era suposto continua um projétil real que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza.

Notícia atualizada às 22h50