Siga aqui o nosso liveblog sobre a situação política

O Volt Portugal e o RIR entregaram esta sexta-feira no Tribunal Constitucional as listas às europeias de 9 de junho, apostando ambos nesta estreia em eleições ao Parlamento Europeu nos líderes dos partidos, Duarte Costa e Márcia Henriques, respetivamente.

No caso do Volt Portugal, o cabeça de lista será o copresidente do partido, Duarte Costa — que já foi candidato à Assembleia da República pelo círculo da Europa nas legislativas de 2022 — seguido por Rhia Lopes, que trabalha desde 2019 como assessora parlamentar no Parlamento Europeu.

Em terceiro lugar na lista entregue esta sexta-feira está Ana Carvalho, que lidera o partido com Duarte Costa.

Já o Reagir Incluir Reciclar (RIR) aposta na presidente Márcia Henriques, tendo como número dois Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, que já liderou o partido que fundou e protagonizou candidaturas presidenciais.

À Lusa, Duarte Costa, do Volt Portugal, considerou que “estas eleições são altamente decisivas”, lamentando que a pouco mais de um mês das eleições europeias “ainda não haja um debate público sobre a Europa” que se quer em Portugal “porque os principais partidos ainda não têm programas” e escolheram os candidatos não pelo projeto que têm para Europa mas pela visibilidade dos mesmos.

“O Volt poderia eleger nestas eleições e vai eleger nas eleições se houver um tratamento por parte da imprensa e dos meios que dão a visibilidade proporcional ao valor do nosso trabalho”, disse ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR