Dois de maio de 2014. Foi neste dia que o Shakhtar Donetsk, equipa de futebol da Ucrânia, disputou a sua última partida na Donbass Arena. O clube foi obrigado abandonar aquela que era a sua casa devido à guerra no Donbass, que entretanto se expandiu pelo país.

Naquele dia, o Skakhtar entrou em campo frente ao Illichivets, numa partida a contar para a 28.ª jornada da Premier League ucraniana. Com pouco mais de 18 mil espectadores nas bancadas da Donbass Arena, a equipa então treinada por Mircea Lucescu venceu por 3-1, com golos de Luiz Adriano (2) e Douglas Costa.

Para Sergei Palkin, atual CEO do clube de Donetsk, “a Donbass Arena é um dos melhores estádios da Europa”. “Vivemos os momentos mais marcantes em Donetsk, juntamente com os nossos adeptos, neste estádio. As bancadas cheias da Donbass Arena criaram sempre uma atmosfera incrível de celebração do futebol, inspirando a nossa equipa para um jogo bonito e grandes vitórias”, contou, emocionado, às plataformas do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao comemorarmos este aniversário solene, o Shakhtar Donetsk mantém o sonho de um dia regressar a casa — à livre ucraniana Donetsk, ao nosso estádio e aos nossos fiéis adeptos. Imaginamos um futuro em que voltaremos a pisar os terrenos sagrados da Donbass Arena, trazendo alegria e emoção aos nossos adeptos com exibições espetaculares e vitórias”, acrescentou Palkin.

Desde 2014, o Shakhtar Donetsk tem andado com a casa às costas, tendo utilizado a Arena Lviv, o Estádio Metalist (em Kharkiv) ou mais recentemente o Estádio Olímpico de Kiev. Na presente temporada, a formação ucraniana defrontou o FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões e jogou a partida na condição de visitado em Hamburgo, na Alemanha.

Galeno, o novo Día(z) na equipa que mudou numa noite (a crónica do Shakhtar-FC Porto)

A Donbass Arena começou a ser construída em 2006 e foi inaugurada a 29 de agosto de 2009, com um concerto de Beyoncé. Em setembro do mesmo ano, o Shakhtar jogou pela primeira vez no seu estádio, tendo vencido o Obolon por 4-0.

O estádio foi um dos oito que sediou o Campeonato da Europa de 2012, que decorreu na Polónia e na Ucrânia. Portugal chegou a utilizar a Donbass Arena durante a competição, tendo perdido frente a Espanha, nas grandes penalidades, numa das partidas das meias-finais.