A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu luz verde à compra do Jornal de Notícias (JN) e TSF, entre outras marcas, da Global Media pela Notícias Ilimitadas, foi anunciado.

“O Conselho Regulador da ERC deliberou, em reunião extraordinária, no dia 17 de maio, não se opor à operação de concentração que consiste na aquisição pela Notícias Ilimitadas, S.A., da propriedade das marcas editoriais da Global Notícias — Media Group, S.A., bem como de participações do capital social por esta detidas na Rádio Notícias — Produção e Publicidade, S.A.”, refere o regulador, em comunicado.

A Notícias Ilimitadas é uma empresa constituída por empresários do norte. Inicialmente quem deu a cara foi Diogo Freitas, mas em março este empresário saiu da administração da empresa criada para esta operação. Ao Observador confirmou que saiu da administração mas manteve-se como investidor da empresa que detém a maioria da Notícias Ilimitadas.

Diogo Freitas demite-se da gestão da empresa que vai comprar jornais e TSF, mas fica como investidor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A operação de venda inclui o JN, Jornal de Notícias História, NTV, Delas, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões, bem como as licenças da rádio TSF.

“O Conselho Regulador concluiu que a operação projetada não coloca em causa os valores da liberdade de expressão, do pluralismo e da diversidade de opiniões, a par da livre difusão de, e acesso a, conteúdos, cuja tutela incumbe à ERC acautelar”, adianta o regulador.

Este parecer “foi emitido a pedido da Autoridade da Concorrência, ao abrigo do artigo 55.º do Regime Jurídico da Concorrência”. O parecer final à operação pelo supervisor da Concorrência é a etapa final para os títulos poderem mudar de mãos.

Grupo de empresários assinou memorando de entendimento para comprar JN, TSF e Jogo