O Governo de Timor-Leste aprovou esta quarta-feira a atribuição de um donativo de quatro milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros) ao Brasil para apoiar as intervenções no estado de Rio Grande do Sul.

“O Governo manifesta a sua solidariedade e fraternidade com o povo irmão brasileiro e especialmente com a população do Estado de Rio Grande do Sul, que foi devastado por fortes chuvas que causaram cheias e deslizamento de terras”, refere-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Chuvas já deixaram mais de 100 mortos no sul do Brasil

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No comunicado, o Conselho de Ministros refere que a aprovação do apoio visa contribuir para os “esforços das autoridades brasileiras para a criação de condições de sobrevivência das populações afetadas e a reconstrução da região devastada”.

Segundo o último boletim divulgado pelas autoridades brasileiras, as chuvas já causaram pelo menos 162 mortes na região sul do país. Deste total, 161 mortes foram confirmadas no Rio Grande do Sul e uma morte no estado de Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul há mais de 72 mil pessoas alojadas em abrigos públicos por terem perdido as suas casas e outras 581 mil estão desalojadas (a residir com parentes ou amigos) devido às chuvas que afetam todo o estado, e que afetaram pelo menos 2,3 milhões de pessoas que vivem em 464 cidades.