Longe vão os tempos em que a apresentação de um jogador se resumia a um comunicado com meia dúzia de fotos com a camisola nova ou a cumprimentar o presidente do clube. Muito longe mesmo. Por um lado, já se torna complicado haver uma contratação que não seja conhecida antes ou durante a realização dos exames médicos (sendo que por normal é antes até). Por outro, as redes sociais e a ligação com os adeptos assumem preponderância crescente nos dias que correm. Por isso, uma contratação nunca é só uma contratação. E foi  assim que Vladen Kovacevic se “apresentou” como o primeiro reforço do Sporting para 2024/25.

Formação no Sarajevo, a nega da FIFA para jogar pela Sérvia e o “namoro” do Benfica: quem é Kovacevic, futuro guarda-redes do Sporting

Que as imagens na pala do Estádio José Alvalade são um “boneco” apetecível, já se tinha percebido num dos últimos vídeos do cantor Plutónio, neste caso com a música “Acordar” com participação de Geny Catamo. No caso do internacional Sub-21 bósnio, as ideias foram além e, pegando no mote das sete colinas da cidade, o guarda-redes de 1,92 metros passou por São Jorge, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana para depois ser descrito pelo conjunto leonino como “A oitava colina de Lisboa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o quarto episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo episódio e aqui o terceiro episódio]

“Estou muito feliz, orgulhoso e honrado por chegar a um dos maiores clubes de Portugal. Mal posso esperar para conhecer os meus novos colegas, a equipa técnica e todo o staff que trabalha com a equipa. Decidi e aceitei muito rápido porque sei que o Sporting é um grande clube. Não é fácil entrar numa equipa campeã, mas estou pronto para dar este passo. Para mim, é um prazer fazer parte desta equipa e estou pronto para dar o meu melhor por este clube em todos os jogos”, comentou aos meios do clube.

“Os títulos e as lendas que por aqui passaram dizem muito sobre este clube. Por isso, estar aqui é como um sonho tornado realidade. Espero que o futuro nos traga mais títulos. Elogios de Juskowiak [antigo avançado polaco do Sporting]? Não gosto muito de falar sobre mim mas sou um guarda-redes com bons reflexos, forte nas saídas e seguro na baliza. Foi um prazer jogar aqui. O estádio estava cheio e deu logo para sentir a dimensão. Agora terei a oportunidade de o sentir como jogador do Sporting. Na época passada o Raków esteve perto de entrar mas acabámos na Liga Europa. Terei agora a oportunidade de a jogar pelo Sporting e estou ansioso por esse momento e por ouvir aqui a música da Liga dos Campeões”, frisou.

O central Zen(o), outro avançado, um guarda-redes a caminho e a esperança Gyökeres: como vai ser o mercado do Sporting de Amorim

Nascido em Banja Luka, Kovacevic começou a jogar no clube local antes de fazer grande parte da formação no Sarajevo. Após uma temporada de empréstimo ao Sloboda Mrkonjic Grad, o guarda-redes voltou aos seniores da equipa até ser vendido em 2021 ao Raków quando era titular dos Sub-21 da Bósnia, onde ganhou um Campeonato, uma Taça e uma Supertaça na Polónia após ter sido bicampeão no Sarajevo. Em fevereiro de 2023, depois de falhar a estreia pela equipa A da Bósnia apesar de ter entrado em convocatórias, aceitou representar a Sérvia mas acabou por ser impedido pela FIFA no ano passado, que considerou que, de acordo com as regras vigentes, Vladan Kovacevic, de 26 anos, só poderá representar a seleção bósnia.