18.68 Cocktail Bar

Largo Barão Quintela, 1200-016 Lisboa. De terça-feira a sábado das 17h00 às 1h00.

Para beber um cocktail num antigo quartel de bombeiros: de dezoito sessenta e oito para eighteen sixty eight, o 18.68 Cocktail Bar passou agora a estar nas mãos de Emanuel Minez e Paulo Gomes, sócios fundadores do speakeasy lisboeta Red Frog. Juntos assumiram a exploração deste bar situado no Bairro Alto Hotel, onde antes, em 1868, se estabeleceu a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, com o objetivo de apresentar ao público uma “coquetelaria pura e dura”, afirmam. Para entrar, tocar à campainha é um requisito. Um vez cá dentro, os clientes podem escolher entre ficar ao balcão — modificado para que possam assistir ao trabalho do barman — ou pelas mesas. De seguida, basta apenas abrir a carta e explorar as opções deste antigo quartel de bombeiros: há negroni clássico, martini dry ou dirty, mezcal mule, garibaldi e salty dog, com vodka e toranja lacto-fermentada. Se a bebida deixar o ambiente demasiado quente, os Bombeiros Voluntários de Lisboa estão logo uma porta ao lado, na rua das Flores.

O 18.68 abre ao público a 4 de junho

“Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”

Museu Nacional do Teatro e Dança, Estr. do Lumiar 10, 1600-495 Lisboa. De 6 de junho a 29 de dezembro, de terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Bilhetes a 5 euros.

Para conhecer a história do Teatro Nacional D. Maria II com Portugal: depois de mais de um ano a percorrer 10 concelhos do país, chegou a vez de Lisboa receber a exposição Quem és tu? – Um Teatro nacional a olhar para o país. Através de fotografias, trajes, maquetes, desenhos, filmes, objetos de cena e arquivo, esta exposição cruza a história do Teatro Nacional D. Maria II com a história do país, começando com a instauração da ditadura militar e continuando pela exploração das realidade de quase um século. Vai estar em exibição no Museu Nacional do Teatro e Dança de 6 de junho até 29 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país” é uma produção do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Museus e Monumentos de Portugal

Wool | Covilhã Arte Urbana

Pelas ruas de Covilhã de 6 a 16 de junho. Entrada livre.

Para percorrer as ruas artísticas de Covilhã: o mais antigo festival de arte urbana em Portugal está de volta à Covilhã para encher as ruas desta cidade de artistas, música, workshops, conversas e mais de 40 atividades de 6 a 16 de junho. A 11.ª edição do WOOL apresenta assim uma programação multidisciplinar que começa a sentir-se, desde logo, na intervenção artística em espaço público. Esta é da responsabilidade de seis artistas internacionais, entre eles Millo (Itália) e SpY (Espanha). Durante os 10 dias de festival, o WOOL promove ainda duas residências artísticas, três mini-concertos e um dj set, com nomes como Ana Lua Caiano & Adufeiras da Casa do Povo do Paul e Silly & Fred a trabalhar esta identidade sonora. A programação completa pode ser consultada na página da organização.

O WOOL | Covilhã Arte Urbana surgiu em 2011

Pop Chicken

Largo Ana de Castro Osório 1B, Oeiras, Portugal. De terça-feira a domingo das 10h00 às 22h00.

Para comer e pedir por mais: totalmente dedicado à preparação de receitas com frango, o Pop Chicken, o novo restaurante de Caxias, pretende oferecer muito mais do que esta proteína. A começar pelos bites, há asinhas crocantes, nuggets e supremos que são rapidamente substituídos pela estrela da casa: o frango de churrasco. Este pode ser pedido em formato clássico — regado com molho da casa, limão e ervas ou picante — ou em versão sem osso. Entre os pratos principais há ainda o frango à brás, o caril de frango ou o wrap de frango. Para além de consumo no local, o Pop Chicken tem também opção de delivery e take away.

A estrela do Pop Chicken é o frango de churrasco

Grande Regata de Barquinhos a Remos

Jardim Mário Soares, Campo Grande, Lisboa. Dia 8 de junho a partir das 15h00. Inscrição gratuitas.

Para brincar aos barquinhos: no sábado, dia 8 de junho, todos os caminhos vão dar ao largo dos Jardins do Campo Grande para uma verdadeiro desafio náutico. A partir das 15h00, os marinheiros saltam para dentro de água e dão início à Grande Regata de Barquinhos a Remos. A competição conta com equipas de três membros cada, que, para participarem, terão de se vestir a rigor — com humor à mistura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência.

A 9.ª Edição da Regata de Barquinhos a Remos vai decorrer no Lago dos Jardins do Campo Grande

Erva

Av. Columbano Bordalo Pinheiro 105B, 1070-063 Lisboa. Todos os dias das 12h00 às 1h00.

Para jantar à açoriana: com o objetivo de dar a conhecer aos clientes a gastronomia de uma região nacional a cada mês, o restaurante Erva preparou para junho um menu especial que se apresenta como uma viagem até aos Açores. A começar, há lapas e coelho panado e, de seguida, bife de atum de cebolada e alcatra açoriana. Os clientes que visitarem o Erva durante este mês vão ainda ter a oportunidade de provar as queijadas de Vila Franca do Campo e malassadas dos Açores. O menu especial dedicado aos Açores está disponível apenas ao jantar e pode ser pedido à carta ou em menu de degustação, com o valor entre 70 e 80 euros.

O Bife de atum de cebolada

O Artesanato e os Santos Populares

Praça da República, 4480-754 Vila do Conde. De 7 a 30 de junho das 14h00 às 19h00. Entrada livre.

Para rezar a todos os santinhos: inserida no âmbito das festas em honra de São João, a exposição O Artesanato e os Santos Populares está disponível, com entrada livre, no Auditório Municipal de Vila do Conde de 7 a 30 de junho com o objetivo de incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, apelando à qualidade e à inovação. A iniciativa conta com a participação de mais de meia centena de artesãos que terão oportunidade de expor e vender as suas peças alusivas aos Santos Populares — Santo António, São João e São Pedro.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde

Festival A Porta

Convento de Santo António dos Capuchos, 2400-137 Leiria. De 9 a 16 de junho. Entrada livre.

Para ouvir música em ruínas do século XVII: mais de 20 concertos, atividades para os mais novos, workshops, performances, conversa e debates, jantares temáticos e passeios pela natureza. É assim que se apresenta o Festival A Porta que este ano tem uma nova localização: as ruínas do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria. É neste espaço do século XVII que de 9 a 16 de junho nomes como margô, xtinto+Bia Maria e 800 Gondomar vão subir ao palco e dar música ao festival. Ao longo dos sete dias vai ainda decorrer a Feira Bandida, que funde os conceitos de mercado, feira de autores e venda de garagem de cariz comercial, artístico ou social. A programação completa pode ser consultada na página da organização.

Todas as atividades, excepto os jantares temáticos, são de entrada livre

Influencers’ Market

MAR Shopping, Av. Dr. Óscar Lopes, 4450-337 Matosinhos. Dia 8 de junho das 10h00 às 18h00. Entrada livre.

Para atualizar o guarda-roupa de verão: ombros assimétricos, sabrinas, mules e um pop of bordeaux são algumas das tendências que vão estar presentes no Influencers’ Market — Summer Edition no dia 8 de junho no piso 0 do MAR Shopping, em Matosinhos. A nova edição conta com peças dos closets de influencers como Bárbara Marques, Marta Flores, Sara Vida e Vanessa Alfaro. O mercado tem entrada livre e decorre das 10h00 às 18h00.

O Influencers’ Market — Summer Edition vai ter lugar no varandim do Atrium, no piso 0 don MAR Shopping, em Matosinhos

Brasil Origem Week

WOW, Rua do Choupelo 39, 4400-088 Vila Nova de Gaia. De 6 a 9 de junho. Entrada livre.

Para viajar entre o Brasil e Portugal: as várias versões culturais do Brasil vão estar reunidas de 6 a 9 de junho no WOW, em Vila Nova de Gaia, para encurtar a distância entre Portugal e este país da América do Sul. A programação desta que é a maior feira de produtos de origem brasileira conta com muita comida — com showcookings de açaí, café, pão de queijo e chocolate, feiras e degustações —, palestras, exposições, fóruns, desfiles de moda, e música — com o Douro Bossa Jazz Festival a integrar o Brasil Origem Week. A feira tem entrada livre mas o Douro Bossa Jazz Festival tem os bilhetes à venda, a 25 euros.

Danilo Caymmi vai atuar no Douro Bossa Jazz Festival no dia 7 de junho

O Bem Disposto

Estrada Nacional 253 km 14 7 247, Alcácer do Sal. De sexta-feira a domingo das 12h30 às 15h30.

Para almoçar e ficar bem disposto: se o nome parecer familiar, é porque é. De Campo de Ourique para o campo, O Bem Disposto convida família e amigos a juntarem-se à mesa e a honrarem a gastronomia portuguesa e os produtos locais, agora a partir da Comporta. Localizado na Herdade de Montalvo, o menu deste restaurante prioriza os ingredientes frescos e locais que se apresentam, nas entradas, em forma de gambas ajillo, croquetes de cogumelos e presunto, salmorejo com presunto crocante ou perdiz de escabeche com tostas de pão alentejano. Nos principais, a carne é representada pelo fondue de vazia, os abanicos de porco preto grelhados e os bifes à portuguesa e 4 pimentas e o peixe pela paella negra com frutos do mar e o bacalhau à brás. Para quem prefere pratos vegetarianos ou vegan, O Bem Disposto sugere o caril de grão com manga ou os legumes à brás. Em pleno ambiente rural, este espaço que chama a verão é tão petfriendly.

O primeiro O Bem Disposto abriu portas em Campo de Ourique em 1998

“Discover the world through image”

Arrábida Shopping, PCT de Henrique Moreira 244, 4400-346 Vila Nova de Gaia. De 1 a 9 de junho. Entrada livre.

Para apelar à conservação ambiental: até dia 9 de junho, o Arrábida Shopping vai ter exposta na Praça Central a Discover the world through image. No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou a 5 de junho, esta exposição reúne fotografias — de fotógrafos internacionais como Magnus Wennman, Krystle Wright e Pippa Ehrlich — que pretendem apelar à conservação ambiental.

“Discover the world through image” foi criada no âmbito do festival Exodus Aveiro Fest

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.