A disputar a fase final de um Campeonato da Europa pela quarta vez consecutiva, a Turquia entrou com o pé direito na Alemanha, vencendo a Geórgia na primeira jornada (3-1). A partida foi emotiva até ao fim, contou com duas equipas à procura do golo, mas no final o triunfo caiu para o lado mais experiente… com os mais “inexperientes” a decidir.

Depois da bebedeira, a ressaca chegou em modo frenético e terminou com um triunfo à lei da bala (a crónica do Turquia-Geórgia)

O maior nome da seleção turca nesta partida acabou por ser Arda Güler. O médio do Real Madrid estreou-se esta segunda-feira em Europeus, mas não vacilou e provou que tem tudo para ser um dos melhores. Aos 19 anos, Güler deixou o Westfalenstadion como homem do jogo e rubricou uma exibição para mais tarde recordar, com um grande golo como cereja no topo do bolo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além da exibição de sonho, Arda Güler bateu Cristiano Ronaldo e, aos 19 anos e 114 dias, tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar na estreia num Europeu. Para além disso, e olhando ao contexto interno, o médio é ainda o mais jovem de sempre a marcar pela sua seleção em fases finais, superando Ozan Tufan, em 2016, e Emre Belözoglu, em 2002, e o terceiro jogador mais jovem de sempre a jogar pela Turquia numa grande competição.

Em jeito de curiosidade, o domínio do Real Madrid no velho continente não se fica pelos clubes. Neste Europeu, só na segunda-feira é que um jogador do campeão da Europa não marcou um golo. Esta terça-feira foi a vez de Güler, o único turco a vencer a Liga dos Campeões, que se juntou a Rüdiger (sexta), Carvajal (sábado) e Bellingham (domingo).

Os números mostram ainda que, apesar de a Turquia ser uma seleção historial em Campeonatos da Europa, esta foi a primeira vez que venceu o primeiro jogo de uma fase final, incluindo o Mundial. Para além desse registo, estrela crescente marcou tantos golos nesta partida (3) como nas últimas duas edições (2016 e 2020).