A mudança de tez de Joe Biden entre o debate presidencial contra Donald Trump e as recentes declarações públicas a propósito da decisão do Supremo Tribunal sobre a imunidade presidencial da Casa Branca está a ser destacada nas redes sociais depois de ter sido o próprio Trump, a, sem qualquer comentário adicional, partilhar uma imagem do Presidente dos EUA.

Na fotografia partilhada pelo ex-Presidente na Truth Social, a sua própria rede social, as semelhanças entre a cor de pele do próprio Donald Trump, conhecido pelo bronze e maquilhagem em tons alaranjados, e a cor de pele de Joe Biden são evidentes.

No entanto, a foto partilhada pelo candidato republicano parece ter sido editada com elevado grau de saturação de modo a alaranjar a imagem. Os vídeos e fotografias do momento em que Biden surge a falar em público esta segunda-feira mostram que, apesar de visivelmente mais bronzeado não está com um tom tão laranja como Trump parece querer fazer acreditar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No debate presidencial da semana passada, que deixou os democratas preocupados com a capacidade de Joe Biden para enfrentar uma campanha eleitoral e um novo mandato, o Presidente norte-americano surgiu com um tom de pele muito claro. Segundo revelou o New York Times, a partir de uma fonte próxima, os familiares de Biden ficaram desagradados com o facto de Biden, que chegou ao debate em Atlanta com um bronzeado de verão, “ter sido maquilhado para parecer pálido”.

Muitos ataques pessoais e até uma discussão sobre golfe. Debate com Trump deixa Democratas preocupados com capacidade de Biden

Quatro dias depois, Biden surgiu em público com uma tez mais escura, que está agora a ser associada ao gosto de Trump pelo bronzeado falso.

O desempenho hesitante de Biden no debate televisivo reacendeu as preocupações sobre a sua idade e capacidade mental. Kate Bedingfield, antiga diretora de comunicação de Biden, classificou a sua prestação como “uma desilusão” e o antigo conselheiro de Obama David Axelrod, referiu mesmo a necessidade de haver um debate interno sobre se Biden deve continuar ou não com a campanha para as eleições que decorrem a 5 de novembro.

Estados Unidos. Após debate desastroso que deixou democratas em pânico, conseguirá Biden resistir?

Desde então, a sua campanha tem afirmado que Biden não se vai demitir e que os meios de comunicação social têm empolado a sua idade avançada: 82 anos. A decisão de Biden de fazer uma declaração inesperada a partir da Casa Branca, às 19h45 locais de segunda-feira, foi interpretada como uma resposta às alegações de que não consegue trabalhar depois das 16h00 por estar muitas vezes demasiado cansado, destaca o The Telegraph.