Foi há pouco mais de 12 anos, no primeiro dia de julho de 2012. Em Kiev, com Pedro Proença a arbitrar, David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata carimbaram a goleada da Espanha de Vicente del Bosque contra a Itália de Cesare Prandelli e conquistaram o Campeonato da Europa — quatro anos depois do último, dois anos depois do Campeonato do Mundo. 12 anos depois, Espanha está de volta à final da competição.

Yamal, o dono de um destino que ainda mal conheceu (a crónica do Espanha-França)

Com a vitória desta terça-feira contra França, em Munique, os espanhóis garantiram a quinta final europeia da própria história: sendo que só perderam uma, no Euro 1984, precisamente contra os franceses que agora saíram derrotados. A equipa de Luis de la Fuente é a primeira de sempre a alcançar seis triunfos num Campeonato da Europa, já que venceram todos os jogos disputados até agora, e já igualou o próprio registo máximo ofensivo na competição, com os mesmos 13 golos do Euro 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo meio, Lamine Yamal tornou-se o jogador mais novo de sempre a marcar num Campeonato da Europa, superando a marca do suíço Johan Vonlanthen, que no Euro 2004 tinha marcado com 18 anos e quatro meses. O avançado do Barcelona assinou um grande golo ainda na primeira parte e foi naturalmente eleito o melhor em campo, sublinhando depois a importância de vencer a final do próximo domingo — seja contra Países Baixos ou Inglaterra, que só se defrontam esta quarta-feira em Dortmund.

“Estou muito feliz pelo apuramento. Agora o mais importante é ganhar a final. Estávamos a atravessar um momento difícil no momento do golo, nem sequer era expectável que aparecesse um golo naquela altura. Queria pôr a bola exatamente onde entrou e estou muito feliz. Tento não pensar muito, desfrutar e ajudar a equipa. Se conseguir, fico ainda mais feliz e contente pela vitória. Só quero ganhar, ganhar e ganhar”, disse o jovem jogador, que cumpre 17 anos no próximo sábado e que pode festejar o aniversário com a conquista do Campeonato da Europa.