Centenas de atletas olímpicos apelaram esta segunda-feira à paz, a quatro dias da cerimónia de abertura de Paris2024, reunindo-se na Aldeia Olímpica, assumindo-se como “embaixadores da paz” dos tempos modernos, segundo o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI).
“Vós, os atletas olímpicos, mostrar-nos-ão como o nosso mundo será, se todos vivermos com o mesmo espírito olímpico de coexistência pacífica. (…) Estão a enviar, desde Paris, uma ruidosa mensagem de paz ao mundo”, observou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.
Atletas representando todos os 206 comités olímpicos nacionais, incluindo de países em guerra, bem como elementos da equipa olímpica de refugiados do COI, exibiram cachecóis e bandeiras com a mensagem “Dá uma hipótese à paz”.
“Quando o nosso fundador, Pierre de Coubertin, reavivou os Jogos Olímpicos, há 130 anos — aqui mesmo, em Paris —, viu-os como uma forma de promover a paz entre países e pessoas de todo o mundo. Foi um verdadeiro embaixador da paz”, assinalou Thomas Bach.
O presidente do COI, que inaugurou também na capital francesa o Muro da Trégua Olímpica, tradição que remonta à Grécia antiga, espera que a mensagem dos atletas “possa inspirar os líderes políticos de todo o mundo a agirem em função da paz”.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 vão ser disputados entre sexta-feira, dia da cerimónia de abertura, no rio Sena, e 11 de agosto, na capital francesa.
Portugal vai estar representado por 73 atletas, 37 mulheres e 36 homens, em 15 modalidades.