Mais de 50 concelhos de oito distritos estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou quase todo o continente sob aviso laranja.

Em perigo máximo de incêndio estão esta segunda-feira mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda.

A temperatura máxima mais elevada prevista para esta segunda-feira será alcançada em Évora e Santarém, com 42 graus Celsius.

O distrito de Beja terá uma temperatura de 40 graus, Portalegre de 39 Castelo Branco 38, Vila Real 36, Bragança e Viseu 35, Guarda 33 e Faro 31.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente, exceto Viana do Castelo, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Para além do IPMA, também a Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura. Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) adverte ainda para a situação de humidade relativa do ar (HRA) inferior a 30%, com fraca recuperação noturna e para o aumento da intensidade do vento a partir de quarta-feira, em especial a partir da tarde. Face a este panorama, aponta como efeitos expectáveis o aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro e no Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como medidas preventivas, a ANEPC recorda que “é proibido fazer queimada extensiva sem autorização”, devendo qualquer assunto relacionado com este assunto merecer informação junto da Câmara Municipal da respetiva localidade.

Já  Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou especial “especial atenção” aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e que as pessoas se mantenham em ambientes frescos, pelo menos duas a três por dia. Além disso, deve-se evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e usar protetor solar com fator superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas. A DGS aconselha ainda a ingestão de água ou de sumos de fruta natural e pede que se evite o consumo de bebidas alcoólicas. Por conseguinte, solicita às pessoas que se mantenham informadas “relativamente às condições climáticas para poder adotar os cuidados necessários”.

Também é aconselhado que em casa se corram as persianas ou portadas, no período de maior calor, e ao entardecer se deixe o ar circular.

Este risco, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso laranja 11 distritos sob aviso laranja entre esta segunda-feira e quarta-feira devido à previsão de tempo quente.

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 9h00 desta segunda-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Já distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 9h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 9h00 desta segunda-feira e as 18h00 de quarta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas do norte e centro até ao meio da manhã e subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral e na região sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Coimbra) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 42 (em Évora e Santarém).

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 23 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, estão também em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal continental e o arquipélago dos Açores vão estar pelo menos até quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação UV. O arquipélago da Madeira vai estar esta segunda-feira com níveis elevados e na quarta-feira o Funchal está em risco extremo e o Porto Santo em risco muito elevado.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Notícia atualizada às 7h42 do dia 22 de julho de 2024