Com os Jogos Olímpicos de Paris oficialmente abertos, os primeiros atletas portugueses entram em ação já este sábado, dia 27 de julho, naquele que é o verdadeiro dia inicial da maior prova desportiva do mundo.

Manuel Grave será o primeiro, a partir das 8h30, com o início do evento de dressage individual, que vai durar até depois da hora de almoço, em pleno Palácio de Versalhes. Segue-se Catarina Costa, às 9h e nos -48kg do judo, com a judoca portuguesa a ter ambições plausíveis de discutir uma eventual medalha.

Às 11h e também com possibilidade de lutar pelo pódio, Gustavo Ribeiro repete a participação de Tóquio 2020 na vertente street do skate. Às 12h30, no Stade Roland Garros, Nuno Borges estreia-se no torneio de singulares de ténis contra o argentino Mariano Navone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pouco depois, a partir das 15h41, Rui Costa acelera no contrarrelógio masculino, com Nélson Oliveira a arrancar por volta das 16h14. Às 20h30, Jieni Shao entra em ação contra Sarah de Nutte, do Luxemburgo, na ronda preliminar do quadro individual feminino de ténis de mesa. Por fim, já às 22h48 e no Tahiti, Yolanda Hopkins disputa a primeira ronda do torneio feminino de surf.

Aldeia Olímpica, Stade de France e muito mais. O mapa completo de Paris durante os Jogos Olímpicos

De uma forma geral, várias modalidades vão desde já entregar medalhas: carabina 10m equipas mistas, no tiro, trampolim 3m sincronizado feminino, nos saltos para a água, contrarrelógio feminino e masculino, no ciclismo de estrada, a vertente street de skate, -48kg e -60kg, no judo, râguebi Sevens, espada individual, na esgrima, 400m livres, na natação, sabre individual, na esgrima, e 4x100m livres, na natação.