Apurado pela primeira vez para os Jogos Olímpicos, o momento de se estrear na categoria de -73 kg podia ser histórico para Redouane Messaoud Dris. Contudo, na véspera da partida, o argelino foi desclassificado antes de enfrentar o israelita Tohar Butbul por falhar a pesagem.

Como acontece antes de todos os combates, o judoca de 22 anos foi chamado a pesar-se. Porém, acabou por pesar acima do limite de 73 kg e foi excluído do quadro de competições. A organização confirmou a desqualificação do argelino e concedeu a vitória ao israelita, que segue assim para a segunda ronda, os oitavos de final.

Apesar de a federação argelina e o Comité Olímpico da Argélia ainda não se terem pronunciado, o Comité Olímpico de Israel criticou publicamente Dris. “O adversário de Tohar retirou-se da competição. A delegação israelita continuará a competir tendo em mente os valores olímpicos. Acreditamos que este tipo de comportamento não tem lugar no mundo do desporto”, disse o organismo em comunicado, citado pela BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR