O triatlo ficará para a história dos Jogos Olímpicos de Paris. Depois de terem sido gastos cerca de 1,4 mil milhões de euros para limpar o rio Sena e permitir a realização das provas naquele local, a organização prometeu muito. Mas não passou disso. Os treinos foram cancelados nos dias que antecederam a prova masculina, que também não teve sorte e foi adiada para esta quarta-feira.
Na prova feminina, que abriu o dia, a polémica voltou a marcar presença. A organização que ficou encarregue do evento e o caos que antecede cada prova não foram bem vistos pelos atletas. Em declarações à Marca, a espanhola Anna Godoy, que ficou na 17.ª posição, sentiu que “a Federação Internacional se riu um pouco” das atletas. “Houve uma saída nula e não se repetiu [a partida]”, partilhou.
???? La polémica salida en la prueba femenina de triatlón que afectó a la española Anna Godoy
???? "Han tenido 8 años para preparar los Juegos, cada año vamos a peor"
???? "Se han reido de nosotros"#Paris2024 | #triathlon pic.twitter.com/7gsjUG3HMo
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 31, 2024
A compatriota Miriam Casillas, que terminou no 33.º lugar, concordou com as suas palavras. “Está a acontecer em todas as provas e não pode ser, porque prejudicam quem cumpre as leis. Muitas fizeram-no e não houve nenhuma penalização. Afogaram-me e eu fiquei debaixo de água durante muito tempo. Acho que vai contra os valores do desporto. Esperemos que a federação comece a pensar mais nos atletas e não tanto em parecer bem”, explicou.
[Já saiu o primeiro episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor.]
“Eles não pensaram nada nas atletas. Pensaram mais no palco, na imagem, em torná-lo bonito e vender o Sena, que é o que queria os Jogos de Paris desde a inauguração e não pensaram na saúde dos atletas. Se a saúde dos atletas tivesse sido pensada, não se tinha feito aqui [a prova] e teria havido um verdadeiro plano B. Eles tiveram oito anos para se preparar para os Jogos. A cada ano pioramos”, acrescentou Casillas.
????????????????????♀️ #Triatlon JJOO Paris ????????
Carrera♀️
1️⃣7️⃣ Anna Godoy +3:18
3️⃣3️⃣ Miriam Casillas +6:51Anna se quedó cortada en la natación a escasos metros de entrar en el grupo de cabeza en la transición de la bici#Triathlon#Paris2024 #JuegosOlímpicos pic.twitter.com/zDl6YdYJwg
— La Antorchita (@la_antorchita) July 31, 2024
Não lavar as mãos para evitar… bactéria
Seth Rider, triatleta dos Estados Unidos, revelou antes da prova que não tem lavado as mãos depois de ir à casa de banho como estratégia de preparação para ficar exposto à bactéria E.coli. Em conferência de imprensa, o atleta disse ainda que não estava preocupado com a eventual exposição, já que nadou no Sena em 2023 e não adoeceu.
“Na preparação para esta corrida sabemos que haverá alguma exposição à E.coli, então tento aumentar o meu limite de exposição à E.coli expondo-me um pouco no dia a dia. Isso é apoiado pela ciência. Os métodos estão comprovados. Fazer pequenas coisas ao longo do dia, como não lavar aos mãos após ir à casa de banho”, disse Rider, citado pelo The Sun.