O jovem de 17 anos detido pela polícia britânica na sequência do ataque em que morreram três crianças, incluindo uma portuguesa, foi acusado de três homicídios e dez tentativas de assassinato.

Axel Muganwa Rudakubana, que faz 18 anos dentro de seis dias e nasceu em Cardiff, no País de Gales, filho de pais ruandeses e vivia em Banks, no condado de Lancashire. O adolescente esteve esta quinta-feira no tribunal de Liverpool e foi-lhe negada a fiança.

Esfaqueamento em Southport: mais de 100 detidos após confrontos entre manifestantes e a polícia no centro de Londres

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rudakubana vai continuar detido, num centro de detenção para jovens até à sua audição no tribunal de Liverpool, em preparação para um acordo e para o julgamento. Esta audição está marcada para o dia 25 de outubro, avança a Sky News.

Na audiência, o juiz explicou que tomou a decisão “excecional” de permitir a identificação do suspeito menor, para evitar que ainda mais desinformação sobre o ataque fosse espalhada online.

O ataque aconteceu em Southport, na segunda-feira, quando as crianças participavam num evento temático sobre a cantora Taylor Swift, numa escola de dança. O jovem entrou no recinto com uma faca e matou três crianças — de seis, sete e nove anos. Vários adultos ficaram feridos a tentar proteger as crianças do atacante.

Na sequência do ataque irromperam protestos violentos em Southport, cerca de 40 polícias ficaram feridos, oito com gravidade. A noite de quarta-feira foi marcada por novas manifestações, desta vez no centro de Londres. A polícia indicou que mais de 100 pessoas foram detidas.

Texto atualizado às 12h58 do dia 1 de agosto com a decisão do tribunal e a identidade do jovem e às 17h15 com os detalhes da audiência