Siga aqui o nosso artigo em direto sobre o conflito israelo-palestiniano
A Turquia bloqueou esta sexta-feira o acesso ao Instagram sem justificação, mas depois de um alto funcionário turco ter acusado a rede social norte-americana de censura, anunciou a Autoridade Turca para as Tecnologias de Informação e Comunicação (BTK).
Muitos utilizadores residentes na Turquia relataram na rede social X que não conseguiam atualizar o Instagram, um bloqueio também constatado pelos jornalistas da agência de notícias France-Presse.
Instagram Türkiye de kisitlandi.
Son Haniye paylaşımlaraizin vermedi .
Türkiye aldıysa bu kararı isabet olmuş..
Orada çok kitlem olduğu halde bir çok paylasim yaptığım halde hiç sorun değil Gazze için feda olsun…
Buradayız.
#çökmüş#cokmus— Ümran Kahraman| instagram: @veumran| Ankara (@Umrkhrmn) August 2, 2024
A autoridade turca das comunicações publicou online a indicar que “instagram.com foi bloqueado por decisão datada de 02/08/2024″, sem adiantar pormenores.
O diretor de comunicação da Presidência turca, Fahrettin Altun, tinha criticado fortemente a plataforma na quarta-feira, afirmando que “impede as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio de [Ismail] Haniyeh, líder do [Movimento de Resistência Islâmica] Hamas”.
Esta é uma tentativa muito clara e óbvia de censura“, denunciou Altun na X.
https://twitter.com/fahrettinaltun/status/1818718367890772478
Haniyeh foi morto na quarta-feira em Teerão, num ataque atribuído pelo Irão e pelo Hamas, entre outros, a Israel, que até agora não fez qualquer comentário.
Líder do Hamas assassinado no Irão. O que já se sabe — e o que falta saber?