A Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, vai inaugurar na quinta-feira o novo equipamento cultural “Ponto C”, que vai disponibilizar o maior auditório do Tâmega e Sousa, com capacidade para 400 lugares.
Segundo a autarquia, trata-se de “um espaço de grandes dimensões, projetado para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região”.
A construção do novo equipamento contou com o apoio de cinco milhões de euros de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento.
O “Ponto C” conta com uma área coberta de 2.500 metros quadrados, dispondo de várias valências, além da sala principal, que terá capacidade para “acolher o melhor da criação artística do país e do mundo”, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.
O edificado conta com uma segunda sala polivalente preparada para eventos de menor dimensão e apoio logístico.
“O equipamento apresenta um estilo de arquitetura contemporânea com respeito e total integração na paisagem”, destaca ainda o município.
A zona envolvente ao edifício também foi requalificada, com criação de novos acessos para viaturas e peões e uma nova praça com ligação ao Largo da Ajuda, no centro histórico, preparada para eventos, nomeadamente o São Martinho, contando ainda com um anfiteatro natural para eventos ao ar livre, voltada para o rio Cavalum (afluente do rio Sousa).
“Acreditamos que este será um ponto de encontro, de partilha da nossa cultura e um palco para as tradições”, comenta o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, citado no comunicado.