Em atualização 

O jornal holandês De Telegraaf noticia que o aeroporto de Eindhoven reiniciou os processos de retoma do tráfego aéreo, confirmado pela página oficial do aeroporto nas redes sociais.

O mesmo jornal noticia que o Parlamento, a Defesa, a Guarda Costeira, a Polícia Real Militar e os serviços de emergência continuam em baixo. As autoridades aconselham a que, em caso de emergência, se ligue para o 112.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O hotel do aeroporto de Eindhoven espera “grande caos” devido às perturbações.

O Centro Nacional de Ciber Segurança holandês informou que os conselhos de segurança já estão disponíveis no seu site oficial.

O mesmo centro está a investigar as interrupções dos computadores na manhã desta quarta-feira, segundo publicação na rede social X.

O aeroporto de Eindhoven, nos Países Baixos, anunciou a suspensão dos seus voos devido a um problema técnico que não foi identificado. Não haverá voos até pelo menos as 17h00. O anúncio foi feito pelo próprio aeroporto nas suas redes sociais, tendo a conta oficial na rede social X acrescentando que as causas já estão a ser investigadas.

O ministro holandês das Infraestruturas, Barry Madlener, diz que a falha no aeroporto de Eindhoven se deve a uma avaria informática nos sistemas da Defesa, uma vez que o aeroporto também é utilizado como base aérea militar.

“Estão a trabalhar no duro para encontrar uma solução”, adiantou Madlener.

O ministro também assumiu um “desconforto” relativamente aos passageiros do aeroporto que ficaram com a vida dificultada devido à interrupção do tráfego aéreo, reiterando que os sistemas do aeroporto estão diretamente ligados com os da Defesa.

O mesmo jornal cita o Eurocontrol (centro de tráfego aéreo europeu), dizendo que o problema está na origem de “equipamento de controle de tráfego aéreo”.

Assim, são esperados atrasos não só em Eindhoven, mas também em Schipol e Amsterdão, uma vez que os voos poderão ser desviados para esses aeroportos, aumentando o tráfego aéreo, de acordo com a Rádio Renascença.